O Diabetes, doença silenciosa que se desenvolve por uma disfunção do pâncreas no processamento do açúcar no organismo, atinge quase 18 milhões de brasileiros. O problema pode atingir pessoas abaixo dos 35 anos, inclusive crianças, ou aquelas que têm resistência à ação da insulina, geralmente em virtude da obesidade, ou fatores hereditários.
Hoje, 14 de novembro, foi definido pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial do Diabetes e a OMS faz um alerta sobre as formas de prevenção.
Em Nonoai, para marcar a data, o Lions Clube, Leo Clube, Hospital Comunitário e a Escola Profissionalizante Sibratec, estão unidos desenvolvendo uma atividade ao público.
A atividade que iniciou às 8h30min na Praça Getúlio Vargas, (Casinha do Papai Noel) se estende até às 11h30min. Neste período os profissionais da área da saúde e integrantes dos clubes de serviço estão realizando testes rápidos de glicose para identificação do Diabetes e dando orientação nutricional.
As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção.
Alunas do Curso de Enfermagem da Escola Profissionalizante Sibratec