Chapecó: Implantada a primeira prótese com tecnologia 3D

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Um procedimento que utiliza uma tecnologia mundialmente inovadora está sendo desenvolvido em Chapecó, no oeste catarinense. Trata-se do uso da prototipagem 3D na realização da prótese reversa do ombro. A boa notícia é que, para isso, não é preciso usar o membro original como molde, basta fazer as medições corretas para determinar as dimensões. O restante é feito por meio de um software que transforma uma tomografia computadorizada 2D em uma modelagem 3D, o que permite reproduzir cada detalhe do osso e imprimir o tamanho natural do ombro.

O médico ortopedista cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Leandro de Albuquerque Schulhan, explica que com esse método, é possível programar a prótese antes da cirurgia (e realizar a cirurgia antes no modelo 3D). “Temos o tamanho original da estrutura e conseguimos entender melhor a patologia, visando mais preparo para o procedimento, evitando surpresas”, enfatiza.

A técnica foi aplicada recentemente em uma paciente de 78 anos que não possuía mais o tendão (manguito rotador). “A partir da imagem separamos as peças anatômicas que precisávamos usar e, em seguida, fizemos a impressão em 3D”, salienta Dr. Schulhan.

O médico explica que essa prótese muda a biomecânica do ombro e dá a função aos pacientes que têm artrose e já não possuem o tendão responsável pelo movimento do ombro. “A indicação é restrita, mas os pacientes se beneficiam muito. No Estado são pouquíssimas próteses, porém, o uso está se popularizando, pois estão aumentando as indicações cirúrgicas”.

O resultado da cirurgia para colocação de prótese é bom desde que a indicação seja correta para pacientes que geralmente não têm função alguma do ombro. “Entre os benefícios estão a melhora da dor e a recuperação dos movimentos como levantar o braço, colocá-lo em cima da cabeça, entre outros. A recomendação  precisa é para artrose, porém hoje está expandindo para pacientes que têm lesão irreparável do manguito, mas não possuem esta doença. A indicação do procedimento também é restrita aos idosos porque a prótese têm um tempo de vida útil”, expõe o médico.

No Brasil, a cirurgia para aplicação desse tipo de prótese foi liberada em 2009. No entanto, a prótese com prototipagem em 3D é uma novidade recente no mundo.

 

Artrose

Artrose é o desgaste da cartilagem e está relacionada com a idade. Na articulação existem dois ossos revestidos por cartilagem. “A partir do momento em que vamos lesionando a cartilagem, o osso fica exposto e, com isso, há perda do espaço articular, fazendo como que haja contato osso com o osso, o que é bem doloroso. Além da dor vem a limitação de movimento”, explica Dr. Schulhan.

O tratamento nas grandes articulações exige prótese (joelho, quadril e ombro). Hoje as artroses mais comuns do ombro são as secundárias às lesões do manguito rotador, que é formado por um conjunto de quatro tendões principais do ombro. “O grande problema é que não se pode fazer uma prótese total de ombro nos pacientes que não têm manguito, pois com o tempo se soltariam. Essa prótese nova que é a reversa, foi desenhada especialmente para quem não tem manguito rotador”, destaca o médico.

O médico ortopedista cooperado da Unimed Chapecó, Dr. Leandro de Albuquerque Schulhan, explica que com a tecnologia, é possível programar a prótese antes da cirurgia

 

Prototipagem 3D com o componente da  glenoide implantado

 

Radiografia pós-operatória com a prótese reversa

 

Fonte:

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

print