Nonoai: Supermercado aposta no uso de energia solar

Ao caminhar por um supermercado você já avaliou o tanto de equipamentos elétricos e eletrônicos que estão em funcionamento neste tipo de estabelecimento comercial? Já se perguntou o quanto é gasto com energia elétrica na preservação da temperatura ideal dos alimentos? É óbvio que, quem paga a conta é você, pois os gastos estão embutidos no valor final da venda de cada produto.

Só para iniciar são refrigeradores, freezers, balanças, computadores, e se o local contar com padaria própria, os gastos quase triplicam, com fornos e cilindros elétricos, batedeiras, e por aí vai a lista. Este é o caso do Supermercado Bertuol de Nonoai, estabelecimento considerado o maior do segmento no município, com mais de 30 anos de tradição. Este extenso e dispendioso cálculo levou os proprietários a reverem, pela segunda vez, os gastos com energia elétrica.

A primeira alternativa encontrada, aparentemente mais em conta, foi à compra de um gerador a diesel, utilizado nas horas de pico de consumo, das 18h às 22h. A primeira vista, a ideia funcionou, porém com as últimas altas na conta de luz, a preocupação voltou a rondar. O Supermercado consome em média 30.000 kw/h. Com a eminência de novos reajustes batendo à porta, a gerência resolveu apostar em uma segunda alternativa, tendo iniciado neste ano, um processo de transformação imediato no estabelecimento.

Quatrocentos painéis solares foram instalados na parte superior do prédio que, ligados a 4 inversores, serão responsáveis pela produção de 35% na energia elétrica necessária para o funcionamento da loja. Para reduzir ainda mais o consumo, 750 lâmpadas convencionais foram substituídas por LED. Segundo o gerente da empresa, Paulo Sérgio Voltan, a expectativa com o funcionamento do sistema é grande, afirma o Gerente.

Segundo cálculos da contabilidade o gasto de energia convencional foi 30% menor. Satisfeitos com o investimento, a previsão é que em alguns anos, todo o sistema de rede elétrica convencional, seja substituído por captação solar, passando a operar em 100% na empresa. O Supermercado Bertuol de Nonoai é o mais novo cliente satisfeito da Sol Sul Energia Solar.

 

Por Alexandra Bitencourt, jornalista.

print