Conheça um pouco mais sobre estalidos no joelho

Você já sentiu ou costuma sentir estalidos nos joelhos? Se a resposta for sim, é fundamental saber um pouco mais sobre o assunto que, na maioria dos casos, não é motivo para grandes preocupações. Os estalos nas articulações, cientificamente denominados de crepitações articulares, ocorrem normalmente devido ao atrito entre os ossos presentes na articulação e em função de uma diminuição na produção do líquido sinovial existente nela.

O médico ortopedista e traumatologista da Ortopedia Reichmann de Chapecó, Joaquim Reichmann, realça que na maioria das vezes, o estalo no joelho não representa alguma doença especial e, por isso, não precisa de tratamento específico. Porém, segundo ele, o problema pode indicar a necessidade de fortalecer os músculos das pernas e coxas para diminuir o risco de atrito e melhorar a lubrificação da cápsula articular.

Entre as causas das crepitações nos joelhos o médico cita o excesso de peso, a artrose, o corpo desalinhado e alterações na patela. De acordo com Reichmann, é preciso estar atento se há sinais de algum desses problemas, visando buscar a solução específica para tratar cada caso. “Quando o estalo nos joelhos surge em função do excesso de peso, é fundamental a realização de uma dieta com acompanhamento de nutricionista, além de praticar exercícios de baixo impacto como caminhadas em locais planos de preferência com um tênis de corrida, pois absorve mais impacto e protege as articulações”, orienta Reichmann.

O desalinhamento do corpo também pode causar estalidos no joelho e, por isso, é fundamental realizar uma avaliação da postura corporal e das articulações da coluna vertebral, quadris e tornozelos. Os estalos nos joelhos também podem representar um sinal de crepitação patelar, que pode ser originada por uma artrose em função do processo natural de envelhecimento, uma pancada, inflamação ou outra doença: a condromalácia patelar. Caso o joelho só esteja estalando, mas não tenha dor e nenhuma limitação associada, não é necessário tratamento específico. Podem ser feitas sessões de fisioterapia com aparelhos e exercícios para alinhar a patela e diminuir este desconforto.

Para confirmar se os joelhos estão estalando, Reichmann recomenda o agachamento com a mão sobre o joelho e observar se ouve algum som ou a sensação de crepitação na articulação. Muitas vezes, não é possível ouvir os estalos, mas sente-se o atrito da patela ao agachar.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.