Famurs mobilizará a Bancada Gaúcha para federalizar o corredor rodoviário entre Sarandi e Chapecó

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, irá mobilizar a Bancada Gaúcha para apresentar um projeto de lei com o objetivo de federalizar o Sistema Rodoviário do Rio Grande do Sul desde a divisa do Estado de Santa Catarina até o entroncamento da BR-386, no município gaúcho de Sarandi, perfazendo um total de 101,86 quilômetros. A decisão foi tomada após reunião na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado, nesta terça-feira (15/5), onde Salmo expos a reivindicação dos prefeitos da região. O superintendente regional substituto do Dnit no Estado, Delmar Pellegrini Filho, no entanto, afirmou que o departamento não tem autonomia para acatar o pedido da Famurs.

Salmo irá reiterar aos parlamentares o pedido dos comerciantes, prefeitos e comunidade sobre a importânciada medida, no sentido de alavancar o crescimento dos municípios localizados no corredor rodoviário entre Sarandi (RS) e Chapecó (SC). “Estudos comprovam que este trecho apresenta movimento significativo de veículos tanto de passeio quanto de carga, o que aponta para a necessidade das providências”, argumentou.

Segundo o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, uma rodovia federal é fundamental para a logística e o desenvolvimento da região Norte do Estado. “Ela é o diferencial na malha rodoviária, considerando a importância do trecho que liga dois estados, Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, disse. A manutenção da estrada é feita com dificuldade pelo Estado e não oferece a qualidade necessária, sendo um entrave para a logística envolvendo a região de Nonoai e municípios vizinhos. “Incluir uma região no mapa rodoviário federal é gerar emprego e oportunidade”, afirmou. Hoje, as ligações interestaduais entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Norte do Estado, são feitas mediante sete passagens com ligação à rede federal e outras ligações complementares.

print