Nonoai: Mesmo com anúncio do Governo Federal, caminhoneiros, agricultores e empresários mantem mobilização contra o preço dos combustíveis

A mobilização nacional em protesto contra a alta nos preços dos combustíveis promovida inicialmente pelos caminhoneiros deve se manter ainda nesta sexta-feira, (dia 25/05) apesar do acordo anunciado pelo governo federal.

Em Nonoai, ACISA/CDL, juntamente com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, definiram ontem em apoiar a greve dos caminhoneiros nesta sexta-feira.

Conforme nota oficial divulgada pela Associação Comercial, o comércio estará com as portas fechadas no período das 13h30min até às 15 horas. Neste período a sociedade civil organizada estará se unindo a manifestação que ocorre no Trevo da São José, entroncamento entre os municípios de Nonoai, Trindade do Sul e Planalto.

A manifestação das entidades de classe se justifica pela elevada carga tributária do país.

 

Notícia relacionada:

O governo federal anunciou um acordo para suspender a greve dos caminhoneiros por 15 dias a partir desta sexta-feira. O anúncio foi feito na noite desta quinta, em uma declaração de ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes) – o presidente Michel Temer não estava presente. A expectativa é de que a situação comece a se normalizar nas próximas horas. Uma nova reunião em junho ficou marcada.

 

  • Alguns pontos do acordo:

 

Preço do diesel será reduzido em 10% e ficará fixo por 30 dias. O valor ficará fixo em R$ 2,10 nas refinarias pelo período

Os custos da primeira quinzena com a redução, estimados em $ 350 milhões, serão arcados pela Petrobras. As despesas dos 15 dias restantes ficarão com a União como compensação para a petrolífera.

A cada 30 dias, o preço do combustível será ajustado conforme a política de preços da Petrobras e fixado por mais um mês.

Não haverá reoneração da folha de pagamento do setor de cargas

Tabela de frete será reeditada a cada três meses

Ações judiciais contrárias ao movimento serão extintas

Multas aplicadas aos caminhoneiros em decorrência da paralisação serão negociadas

Entidades e governo terão reuniões períodicas

Petrobras irá contratar caminhoneiros autônomos como terceirizados para prestação de serviços

 

*Com informações da Agência Brasil

print