Nonoai: Festas Juninas iniciam nesta sexta-feira

As tradicionais Festas Juninas iniciam nesta sexta-feira, (dia 08/06) em Nonoai. Conforme o calendário de eventos organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as datas comemorativas seguem até o dia 14 de julho.

Confira o calendário:

Dia: 08/06 – Escola Jair de Moura Calixto

Dia: 15/06 – Escola Maria Dulcina

Dia: 16/06 – Colégio Cenecista

Dia: 22/06 – Escola Municipal Andorinhas Bairro Operário

Dia: 07/07 – Escola Municipal Avelino Mattiello

Dia: 13/07 – APAE

Dia: 14/07 – Escola Municipal Ofrásio Ribeiro de Mello

 

 

Tradicionalmente, as Festas Juninas começam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João. Esses são os três santos populares lembrados no mês de junho.

Origem da Festa Junina

A origem das Festas Juninas é pagã. Ainda antes da Idade Média, as celebrações anunciavam o solstício de verão e de inverno e homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade.

No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial e, desde então, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, possui características peculiares em cada parte do Brasil.

As festas caipiras, como são também conhecidas, são típicas da região nordeste, onde a maior festa de São João do mundo acontece em Campina Grande, no Estado da Paraíba.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.