Presidente Salmo encerra mandato na Famurs. Gestão foi marcada pela defesa do municipalismo

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, que presidiu a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) gestão 2017/2018, passou o cargo ao prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin. O ato, que contou com a presença de diversas autoridades, encerrou o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado na tarde desta quinta-feira (dia 05/07) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Cettolin comandará a gestão 2018/2019.

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, agradeceu a oportunidade de ter presidido a entidade durante este último ano e poder contribuir na defesa do municipalismo. “Queremos ver nossas cidades bem cuidadas, com o melhor possível. Não tenho dúvidas de que nós, prefeitos, estamos cada vez mais conscientes de que queremos cuidar das pessoas. Parece que, às vezes, não evoluímos, pois as limitações econômicas são maiores do que nossos sonhos. Porém, tenho certeza que nosso trabalho muda a vida das pessoas”, reafirmou.

O novo presidente deu início ao seu mandato com discurso no qual enfatizou que a entidade representa a força do municipalismo, onde as grandes discussões para o desenvolvimento coletivo acontecem. “É onde as ações que precisam ser realizadas encontrarão um terreno fértil para criarem raízes fortes”, reforçou.

Para o prefeito, os gestores devem olhar para o futuro das comunidades. “Ficar abraçados em desculpas e não planejar a médio e longo prazo somente garante um atestado de mais problemas. As coisas acontecem pelo que se faz e não pelo que se fala. Isso se chama atitude”, explanou. De acordo com Cettolin, é essa postura que sua gestão na Famurs seguirá no próximo ano. “Manteremos nossa firme posição em defesa dos municípios gaúchos, representando as 27 Associações Regionais que integram a nossa Federação”, reiterou.

Cettolin ainda ressaltou que deve haver sintonia com as mudanças e avanços tecnológicos, para que se tenha melhores condições de fazer mais e melhor com menos investimentos, processo que será liderado pela Famurs na sua gestão. “Assim, podemos fazer uso destes recursos com o intuito de modernizar a administração pública e proporcionar serviços mais ágeis”, enfatizou.

O prefeito de Garibaldi foi escolhido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a presidência da Famurs após eleição interna. Cettolin venceu o pleito ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho.

Encontro de contas

O governador do Estado José Ivo Sartori assinou, durante a posse da nova presidência da Famurs, o decreto que altera a regularização de pendências de natureza pecuniária, através do encontro de contas entre municípios e Estado. A medida foi viabilizada a partir da instituição de um grupo de trabalho com técnicos da Famurs e do Estado, para possibilitar o encontro de contas, formalizado na Assembleia de Verão da Famurs, em fevereiro. Com o decreto, as prefeituras que estão inscritas no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (Cadin/RS) poderão regularizar a situação, abatendo valores devidos pelo governo na área da saúde.

O encontro de contas possibilitará que os municípios possam sair do Cadin e voltar a firmar convênios e buscar empréstimos e financiamentos, entre outras possibilidades. De acordo com Sartori, 100 municípios serão beneficiados com a medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (6/7). “Vamos viabilizar um seminário na Famurs, para que os técnicos expliquem como proceder”, completou.

O governador também aproveitou para agradecer o ex-presidente Salmo Dias de Oliveira, pelo mandato exercido e desejar sucesso no trabalho à frente da Federação para Antonio Cettolin. “Conheço os desafios de quem está na ponta e o quanto a falta de recursos impede o desenvolvimento dos nossos municípios”, salientou.

 

Diretoria da Famurs Gestão 2018/2019

 

Presidente

 

Antonio Cettolin (PMDB)

 

Garibaldi – Amesne

 

1º Vice-Presidente

 

Adroaldo Conzatti (PSDB)

 

Encantado – Amvat

 

2º Vice-Presidente

 

Paulo Roberto Butzge (PSB)

 

Candelária – Amvarp

 

3º Vice-Presidente

 

Edivan Fortuna (DEM)

 

Cacique Doble – Amunor

 

1º Secretário

 

Silvio Luis da Silva Rafaeli (PDT)

 

Tapes – Acostadoce

 

2º Secretário

 

Daniel Pereira Almeida (PT)

 

Butiá – Asmumrc

 

1º Tesoureiro

 

Cássio Nunes Soares (PP)

 

Pantano Grande – Amvarp

 

2º Tesoureiro

 

Tito Lívio Jaeger Filho (PTB)

 

Taquara – Ampara

print