Sicredi Região da Produção RS/SC realiza cavalgada comemorativa aos 35 anos

Dentre as comemorações dos 35 anos, a Sicredi Região da Produção RS/SC está promovendo uma Cavalgada que percorrerá os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No total serão 417 km, cruzando os municípios da área de atuação da cooperativa.

A Cavalgada foi idealizada com o objetivo de comemorar o aniversário da cooperativa, integralizar os estados reforçando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das comunidades onde o Sicredi está inserido e ainda como forma de resgate histórico. “Na história do Cooperativismo brasileiro, um nome se destaca: o do padre Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito brasileira, em 1902. Em reconhecimento oficial a este pioneirismo e como forma de integrar os estados de atuação da nossa cooperativa idealizamos a Cavalgada Comemorativa aos 35 anos”, destaca o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC, Saul João Rovadoscki.

Padre Amstad percorreu segundo depoimentos da época cerca de 80 mil km no lombo de uma mula.  Foi o fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS e de outras trinta e cinco cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O grupo oficial está formado por 16 cavalarianos de diferentes cidades e com conhecimento em eventos deste porte. Liderados pelo colaborador do Sicredi e com experiência em cavalgadas, Thiago Salami, que já participou de eventos como a Cavalgada do Cooperativismo, em 2012, e outras ações semelhantes. “É um resgate da essência e da história do cooperativismo, sem dúvida será uma experiência gratificante aos cavaleiros e as comunidades que receberão o grupo”, comenta Thiago.  A Cavalgada sairá de Xanxerê/SC no dia 15 de julho e chegará em Sarandi/RS no dia 27 de julho. O grupo será recepcionado em comunidades por onde passarem e também responsáveis pelo plantio de pinheiros, em alusão ao símbolo do cooperativismo.

Confira o roteiro da cavalgada nos municípios da área de atuação da Sicredi Região da Produção RS/SC.

15/07 – Saída de Xanxerê, 8h;

15/07 – Xaxim, à tarde;

16/07 – Coronel Freitas, à tarde;

17/07 – Chapecó (Parque da EFAPI), final da tarde;

18/07 – Guatambú, pela manhã

18/07 – Caxambú do Sul, à tarde;

19/07 – Travessia do Rio Uruguai entre os estados de SC e RS, pela manhã;

19/07 – Rio dos Índios, ao meio-dia;

19/07 – Nonoai, à tarde;

20/07 – Gramado dos Loureiros, ao meio-dia;

20/07 – Trindade do Sul, à noite;

21/07 – Três Palmeiras, à tarde;

22/07 – Liberato Salzano, à noite;

23/07 – Novo Xingú, pela manhã;

23/07 – Constantina, à noite;

24/07 – Engenho Velho, ao meio-dia;

24/07 – Ronda Alta, à noite;

25/07 – Rondinha, ao meio-dia;

26/07 – Barra Funda, à tarde;

27/07 – Nova Boa Vista, ao meio-dia;
27/07 – Sarandi/RS, encerramento, às 16h no Estacionamento do Sicredi.

print