Rio dos Índios: Vereadores prestam homenagem ao ex-prefeito Gervásio

A Câmara Municipal de Vereadores de Rio dos Índios realizou, no início da noite desta terça-feira, (Dia 17/07) uma Sessão Solene em homenagem ao primeiro prefeito do município, Gervásio Magri, de 85 anos de idade. A solenidade foi prestigiada por dezenas de pessoas da sociedade rioindiense e dos municípios de Nonoai, Trindade do Sul e Planalto. Também prestigiaram a solenidade o Deputado Federal Pompeu de Mattos – PDT, e o assessor do deputado estadual Gilmar Sossela – PDT, Luciano de Barros. O homenageado por motivos de tratamento de saúde foi representado pela filha Silvana Magri.

Na tribuna da Câmara os discursos emocionados relembraram a luta política do líder partidário que foi eleito vereador no município de Nonoai em 1968, prefeito de Nonoai em 1976, vice-prefeito de Nonoai em 1988 e em 1992 foi eleito como o primeiro prefeito do município de Rio dos Índios.

O Vereador Cléber Veloso de Linhares – PDT, autor do Requerimento de Homenagem por relevantes serviços prestados ao município, lembrou que Gervásio nunca foi derrotado nas urnas enquanto foi candidato. E justificou, “Ele sempre foi uma pessoa humilde que respeitava e tratava muito bem as pessoas”.

A Vereadora Eliane Civa, líder da Bancada do PP, enfatizou a prestação de serviços à população de Nonoai e de Rio dos Índios. “Pessoa admirada na comunidade onde fez muitos amigos. Um grande guerreiro”.

O Vereador Loivo Lorenzi, líder da bancada do MDB, revelou a ligação que teve desde criança com a família do homenageado. “Homem político e carismático”, definiu.

O vereador Jaques de Col, líder da bancada do PDT, disse que o homenageado é um exemplo como político. Uma pessoa simples e tranquila. “Me sinto privilegiado em poder fazer parte da legislatura que está prestando esta justa homenagem ao primeiro prefeito de Rio dos Índios”.

O vereador Mário Araújo, líder da bancada do PT, lembrou da pessoa simpática e humilde que sempre foi. “Um lutador e defensor dos trabalhadores”.

Representando o Deputado Estadual Gilmar Sossella, Luciano de Barros, recordou que desde criança trabalhou nas campanhas eleitorais junto com o pai Adonis Barros e o homenageado. “Me orgulho estar presente nesta sessão que está homenageando um político sério e honesto”.

O Deputado Federal Pompeu de Mattos – PDT, destacou a atuação de Gervásio como político nas eleições municipais e na luta pela emancipação político e administrativa de Rio dos Índios. “Gervásio é para nós como Brisola que foi governador de dois estados. Ele foi prefeito de dois municípios. Gervásio sempre soube sentir as necessidades do seu povo e por isso deixou a sua história marcada na memória de cada um de nós”.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Valmor Rossetto – PP, recordou que no ano de 1976, enquanto ainda criança, teve o primeiro contato com  Gervásio que concorreria o cargo de prefeito em Nonoai. “Ele veio até onde eu e meu pai estavamos trabalhando na roça e fez uma verga. Sempre muito carismático conquistava as pessoas facilmente, até mesmo as que estavam descontentes com ele.”

O prefeito Municipal de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira – PP, em nota, lamentou não estar presente na Sessão Solene que homenageou um grande político que se dedicou em defender as pessoas e trabalhou para desenvolver a região de Nonoai e Rio dos Índios.

Representando o homenageado, a filha Silvana Magri, agradeceu a presença de todas as pessoas presentes na Sessão. “Cada pessoa aqui tem uma história com meu pai. Ele é muito grato pelas amizades conquistadas”, anunciou. Ela também relembrou a carreira política enfrentada pelo homenageado, principalmente no tempo da ditadura, época da lei da mordaça. Neste período existia uma hegemonia política, e meu pai resolveu combatê-la sendo candidato a prefeito de Nonoai em 1976. Para encerrar, a filha afirmou que a política fez do pai um homem realizado, porque saiu dela com a alma branca e as mãos limpas.

Comunidade lotou o Plenário da Câmara de Vereadores

Vereador Cléber Veloso de Linhares – PDT autor do Requerimento de Homenagem

Vereador Jaques de Col – PDT, Líder da bancada

Vereadora Eliane Civa – PP, líder da Bancada

Vereador Loivo Lorenzzi – PMDB, líder da bancada

Vereador Mário de Araújo – PT, Líder da Bancada

Representante do Deputado Estadual Sossella, Luciano de Barros

Deputado Federal Pompeo de Mattos

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valmor Rossetto – PP

Representante do homenageado Gervásio Magri, filha Silvana

Representante do homenageado Gervásio Magri, filha Silvana

Padre Magri

Presidente da Câmara e o autor do Requerimento entregam certificado de Honra ao Mérito a filha do homenageado

print