Cavalgada comemorativa aos 35 anos Sicredi Região da Produção chega a Nonoai

Dentre as comemorações dos 35 anos, a Sicredi Região da Produção RS/SC está promovendo uma Cavalgada que percorrerá os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No total serão 417 km, cruzando os municípios da área de atuação da cooperativa.

A Cavalgada foi idealizada com o objetivo de comemorar o aniversário da cooperativa, integralizar os estados reforçando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das comunidades onde o Sicredi está inserido e ainda como forma de resgate histórico. “Na história do Cooperativismo brasileiro, um nome se destaca: o do padre Theodor Amstad, fundador da primeira cooperativa de crédito brasileira, em 1902. Em reconhecimento oficial a este pioneirismo e como forma de integrar os estados de atuação da cooperativa idealizamos a Cavalgada Comemorativa aos 35 anos”, destaca o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC, Saul João Rovadoscki.

O Padre Amstad percorreu, segundo depoimentos da época, cerca de 80 mil km no lombo de uma mula.  Foi o fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS e de outras trinta e cinco cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O grupo oficial está formado por 16 cavalarianos de diferentes cidades e com conhecimento em eventos deste porte. Liderados pelo colaborador do Sicredi e com experiência em cavalgadas, Thiago Salami, que já participou de eventos como a Cavalgada do Cooperativismo, em 2012, e outras ações semelhantes. “É um resgate da essência e da história do cooperativismo, sem dúvida será uma experiência gratificante aos cavaleiros e as comunidades que receberão o grupo”, comenta Thiago.  A Cavalgada saiu de Xanxerê/SC no dia 15 de julho e chegará em Sarandi/RS no dia 27 de julho. O grupo está sendo recepcionado em comunidades por onde passa e também está fazendo o plantio de pinheiros, em alusão ao símbolo do cooperativismo.

Em Nonoai, a árvore foi plantada na praça Linhares.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.