Unicef chama a atenção para o número de novas infecções por HIV entre meninas jovens

Um alerta do Unicef chama a atenção para o número de novas infecções por HIV entre meninas jovens. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, uma menina com idade entre 15 e 19 anos é infectada a cada três minutos com o vírus da Aids em todo o mundo.

Outra constatação é que, a cada 3 doentes nessa faixa etária, dois são do sexo feminino.

Na avaliação da Unicef, que apresentou um relatório na XXIIª Conferência Internacional da Aids, realizada nesta semana em Amsterdã, na Holanda, algumas questões ajudam a explicar esses índices: relações sexuais precoces, inclusive com homens mais velhos, relações forçadas, a impossibilidade, muitas vezes, de exigir uma relação sexual protegida, a pobreza e também a falta de acesso aos serviços de aconselhamento sexual e a exames.

Ainda de acordo com os dados do Unicef, cerca de 1 milhão e 2 mil de jovens entre 15 e 19 anos viviam com o HIV em 2017.

No ano passado, 130 mil crianças e adolescentes menores de 19 anos morreram em decorrência de Aids. Nessa faixa etária, foram registradas, em todo o mundo, 430 mil novas infecções por HVI- o que dá uma média de quase 50 novas infecções por hora.

print