Nonoai: Funerárias são convocadas a auxiliar a Secretaria de Saúde para controle de óbitos

O presidente do Sindicato dos estabelecimentos funerários do Estado do Rio Grande do Sul – SESF, Valdir Gomes Machado, e o secretário executivo Rodrigo Oliveira da Silva reuniram-se com a chefe do Núcleo de Informações em Saúde, Bárbara Cruz da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) para debater sobre o levantamento que está sendo feito junto às funerárias em relação aos atendimentos realizados em 2018.

De acordo com Bárbara, a intenção é “atualizar os controles de óbitos, como prevê a legislação vigente”. Conforme a servidora, a medida valerá também para constatar eventuais atrasos no fornecimento de atestados de óbito pelos hospitais e de certidões de óbito pelos cartórios. Para ela, o processo de emissão de atestados e de certidões deve ocorrer com celeridade, como a lei estabelece. “É importante que as funerárias mantenham seus controles atualizados e subsidiem o poder público quando requisitadas”, destacou Rodrigo.

O pedido de levantamento às empresas está sendo feito pelas prefeituras do Estado por solicitação da secretaria.

A agente funerária, Vera Alice Mokfa, da Funerária Santo Antônio de Nonoai, afirmou que a empresa mantém um controle de todos os óbitos atendidos durante ao ano e estará entregando a Secretaria de Saúde do município toda a documentação solicitada.

print