Rio Grande do Sul tem oito candidatos a governador

Os mais de 8,3 milhões de eleitores do Rio Grande do Sul escolherão o novo governador (a) nas próximas eleições – 7 de outubro (1º turno) e 28 de outubro (2º turno), se necessário. Desde meados de julho os partidos realizam suas convenções estaduais para a definição dos nomes. Ao final do prazo para convenções, temos oito postulantes ao cargo para comandar o Estado pelos próximos quatro anos.

 

MDB – José Ivo Sartori

Com uma convenção formatada para destacar o tamanho do partido no RS e selar a aproximação com o governo do presidente Michel Temer, o MDB gaúcho oficializou o nome do governador José Ivo Sartori como candidato à reeleição. Também foi homologado o nome de José Fogaça como candidato a uma das vagas ao Senado. O partido sancionou ainda a aliança na majoritária com PSD, PSB, PR, PSC, PRP, PMN, PTC e Patriotas e ratificou as candidaturas das chapas proporcionais: serão 28 postulantes ao cargo de deputado federal e 49 a deputado estadual.

 

O evento, da qual participaram pelo menos três mil pessoas, foi reforçado com as presenças dos candidatos do MDB na disputa presidencial: Henrique Meirelles e o vice Germano Rigotto. A convenção gaúcha serviu ainda como oficialização da inclusão do nome de Rigotto na chapa nacional, definida pelo governo Temer e o comando partidário no sábado.

 

 

Eduardo Leite (PSDB)

A convenção estadual do partido confirmou a candidatura do pelotense Eduardo Leite ao governo do Rio Grande do Sul. Para vice, foi confirmado o delegado Ranolfo Vieira Júnior, da coligação com o PTB. O partido confirmou apoio a Mário Bernd, anunciado pelo PPS, também neste domingo para a disputa ao Senado. O total de candidatos a deputados estaduais e federais será anunciado em uma reunião da Executiva do PSDB, na terça-feira.

 

Miguel Rossetto (PT)

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou o ex-ministro Miguel Rossetto como seu candidato ao governo do Estado e referendou o nome do senador Paulo Paim como candidato à reeleição. O PT também apontou a ex-deputada estadual Ana Afonso (PT) como vice de Rossetto, mas mantendo a expectativa de substituí-la por uma indicação do PCdoB, consolidando a composição que tem sido pretendida há semanas pelos dirigentes petistas.

 

Jairo Jorge (PDT)

O candidato do PDT ao governo estadual, Jairo Jorge, afirmou durante a convenção que oficializou sua candidatura, que deseja unir o setor produtivo e os trabalhadores em torno de um novo projeto de desenvolvimento.

 

Abigail Pereira (PCdoB)

O PCdoB confirmou a candidatura da ex-secretária estadual do Turismo, Abigail Pereira, ao governo do Estado, em convenção realizada na Capital, com presença da candidata à presidência pela sigla, deputada estadual Manuela D’Ávila.

O encontro também aprovou Tiago Souza da Silva, vereador de Campo Bom, como candidato a vice-governador na chapa com Abigail, e Everlei Martins para o Senado.

 

 

Roberto Robaina (PSol)

O PSol tornou oficial, em convenção, a chapa liderada pelo vereador da Capital Roberto Robaina e a professora de História da rede estadual Camila Goulart, do PCB, na disputa ao governo do Estado.

A convenção oficializou também a nominata de candidaturas à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa, com 76 nomes, 27 a deputado estadual e 46 a deputado federal. A lista para a Assembleia é liderada pelo deputado estadual Pedro Ruas, candidato à reeleição, e pela ex-deputada Luciana Genro. Também irá concorrer o agrônomo Jurandir Silva, liderança do PSol em Pelotas.

 

Júlio Flores (PSTU)

O PSTU confirmou o nome de Júlio Flores como candidato ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano. A candidata a vice pela chapa do partido será Ana Clélia Schneider.

Durante a convenção, o PSTU também decidiu pelos nomes de Marli Schaule e João Augusto Gomes como candidatos ao Senado Federal.

 

Mateus Bandeira (Partido Novo)

O candidato do Partido Novo ao governo do Estado Mateus Bandeira declarou  durante a convenção que acredita no poder de mobilização de sua militância e na capacidade de propagar as ideias do Novo pelos meios digitais para chegar ao segundo turno das eleições.

print