Culturas de inverno são beneficiadas pelo clima

O predomínio de frio, baixa umidade e boa insolação foram favoráveis à cultura do trigo, que tem mantido um desenvolvimento vigoroso, além de retomar um perfilhamento mais intenso, o que poderá proporcionar boa produtividade final. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (16/08), as lavouras se distribuem em distintas fases, estando 92% em desenvolvimento vegetativo e 8% em floração. As produtividades esperadas giram em torno dos três mil quilos de trigo por hectare.

Assim como o trigo, as demais culturas de inverno também foram beneficiadas com as condições meteorológicas na última semana. A maioria apresenta bom desenvolvimento e aspecto saudável, livres de maiores impactos quanto às pragas e moléstias, mantendo até o momento bom potencial produtivo.

A aveia branca para produção de grãos encontra-se com 54% das lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, 28% em floração e 18% em enchimento de grão. O potencial produtivo expressado até o momento é de dois mil quilos por hectare.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

print