Uma ação cinematográfica foi registrada na manhã desta quinta-feira (30), no pequeno município de Entre Rios do Sul. Um assalto a duas agências bancárias da cidade levou pânico a população de pouco mais de dois mil habitantes.
Segundo informações coletadas no local pela reportagem da TV e Jornal Bom Dia ao longo desta quinta-feira, seriam cerca de cinco pessoas, todas encapuzadas, que participaram do assalto às agências do Sicredi e Banrisul.
A ação aconteceu cedo da manhã, quando funcionários chegavam para trabalhar. Vários foram feitos reféns. Após o assalto, os bandidos formaram um corredor humano que foi registrado por moradores da cidade, até a chegada a um carro utilizado para a fuga.
Na fuga, os bandidos usaram um automóvel Citroen C4, que viria a ser abandonado logo em seguida, sendo encontrado ainda pela manhã, no interior entre os municípios de Entre Rios do Sul e Benjamin Constant do Sul.
Durante a fuga, os bandidos largaram miguelitos (pregos retorcidos com função de furar pneus), para atrasar a chegada dos órgãos de segurança. De acordo com levantamento no local, mais de uma estrada com acesso à Entre Rios do Sul, teriam sido marcadas com miguelitos pelos assaltantes.
Além disso, arvorem foram derrubadas sobre as estradas. Inúmeras viaturas foram para a região numa verdadeira caçada aos bandidos. Algumas delas, sofreram com a ação dos miguelitos, tendo pneus furados. Populares também enfrentaram o mesmo tipo de problema, tendo pneus dos seus carros furados.
Um helicóptero da Polícia foi utilizado na busca aos assaltantes. Policiais da Brigada Militar a Polícia Civil estiveram envolvidos na ação. Até o momento ninguém foi preso.
O Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Porto Alegre, também enviou agentes ao local para fazer levantamento da ação dos bandidos.
Testemunhas relataram que tiros foram disparados pelos assaltantes, com intuito de intimidar a população local, facilitando com isso, a saída da cidade.
Durante as buscas, a reportagem da TV e Jornal Bom Dia também auxiliou os policiais na retirada de miguelitos e das árvores que estavam sendo encontradas nas estradas no interior de São Valentim e Entre Rios do Sul.
A ação
Segundo testemunhas, a primeira agência assaltada foi do Banrisul. Depois, os bandidos foram para o Sicredi, onde os funcionários teriam imaginado que pudesse estar havendo um assalto, e teriam fechado às portas. Os bandidos então, entraram porta adentro atirando, deixando um rastro de destruição.
Ainda de acordo com testemunhas, os bandidos chegaram gritando “é um assalto, é um assalto…”. Isso por volta das 9h50. Com isso, até mesmo comerciantes que já haviam aberto as portas de suas lojas, voltaram a fechar com medo da ação.
Reféns
Dois guardas das agências bancárias e outros duas pessoas, foram levadas pelos bandidos como reféns, no entanto, foram liberados em seguida. Ninguém ficou ferido, segundo relatos à reportagem da TV e Jornal Bom Dia.
Voz de mulher
Uma testemunha relatou à reportagem, que uma voz ouvida, e que seria quem orientava as ações durante o assalto, era feminina. A Polícia investiga esta informação.
Com isso, acredita-se que ao menos uma mulher poderia estar envolvida no assalto. Todos estavam encapuzados.

Fonte: Jornal Bom Dia