Os festejos farroupilhas da cidade de Nonoai, que é um evento que visa promover e divulgar a cultura do RS, seus hábitos, e costumes de sua região, buscou neste ano realizar também um projeto social para valorizar as crianças e adolescentes de seu município.
A intenção é que eles participem mais das atividades, motivando um interesse pela cultura tradicionalista e despertando novos talentos e agregando um valor cultural em suas vidas, que na atual conjuntura econômica e social conflituosa em que vivem estão cada vez mais comprometidas e as suas carências e necessidades aumentam.
O projeto denominado ‘Caminha no Bem’, irá atender crianças e adolescentes de 11 a 18 anos. Serão 400 crianças selecionadas por recomendação da secretaria de educação de Nonoai de escolas públicas do município. Ele faz parte de um projeto da Lei Rouanet que contou com a doação de impostos de empresários locais e apoio do CTG Sentinela do Pampa para que acontecesse.
As ações serão realizadas por meio de quatro oficinas de violão gaúcho ministradas pelo artista gaúcho Marcello Caminha, aonde serão abordados temas como: O violão no cenário da música gaúcha, ritmos gaúchos tocados no violão juntamente com o professor Marquinhos Molinari que irá falar sobre ritmos na percussão. Além de valores como a importância da família, Marcello destacará a importância de aprender um instrumento e ter uma profissão, afastando-se do contato com ambientes de vulnerabilidade, que facilita uso de álcool e drogas.
O projeto Caminha no Bem será realizado nos dias 17 e 18 de setembro no CTG Sentinela do Pampa e na terça Marcello Caminha também fará um show para todo o público, participante ou não das oficinas, dando continuidade as atrações dos festejos farroupilhas do município.
SOBRE O AUTOR
Marcello Caminha nasceu em Bagé. Compositor, violonista e cantor é formado em Medicina Veterinária e músico autodidata dono de uma obra com 14 CDs; entre eles a coletânea Sucessos de Ouro, primeira coletânea de músicas de violão lançada no Rio Grande do Sul e o CD Influência, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2008 em 3 categorias; 2 DVDS e 2 Livros Didáticos, além de ter produzido dezenas de discos para as principais gravadoras do Rio Grande do Sul.
Desde que iniciou nos palcos, em 1985, ganhou mais de 50 troféus como músico instrumentista em Festivais Nativistas e já tocou em muitos estados brasileiros e também em outros países como Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha e Inglaterra.
Integrou os grupos de Luiz Carlos Borges, Maria Luiza Benitez, Victor Hugo, Luiz Marenco, Joca Martins, Renato Borghetti e César Oliveira & Rogério Melo. Nos seus lançamentos constam o DVD Vídeo Aula Violão Gaúcho, primeiro curso de violão em DVD lançado no Rio Grande do Sul, O livro 14 Estudos para Violão Gaúcho e o DVD Influência ao vivo, primeiro DVD de violão da Música Nativista. Em 2016 lançou Com Violão Também se Dança, disco que foi vencedor do Prêmio Açorianos de Música.
Além disso, é professor e fundador da Academia do Vilão Gaúcho. No momento, desenvolve atividades com workshops, palestras motivacionais, shows e curso online.
Maiores informações:
Serviço:
Execução do projeto Caminha No bem, de Marcello Caminha
Data: 17/09/2018 e 18/09/2018
Horário:
Oficinas manha: 10h00
Oficinas tarde: 15:00
Show: 20:30
Local: CTG Sentinela do Pampa
Informações: Luci Caminha luciprodu@gmail.com
Fone: 51 999630570
Patricia Castro
patricia@ihnovecomunicacao.com.br
Telefone: (51) 981815664
Entrada franca, porém mediante a lotação do espaço