Trindade do Sul: Mateada em Valorização à Vida marca Setembro Amarelo

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

A Prefeitura Municipal de Trindade do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza pelo 4° ano consecutivo a Campanha Setembro Amarelo. A ação tem como objetivo conscientização sobre a prevenção do suicídio, e alertar à população sobre a temática delicada que é o suicídio e sua forma de prevenção.

Na última quarta-feira, (19/09) aconteceu a 1° Mateada em Valorização a Vida, organizada pela equipe do Núcleo de Apoio à Atenção Básica  – NAAB, no Acampamento Farroupilha de Trindade do Sul. A atividade contou com o apoio das equipes de saúde e das Estratégias de Saúde das Famílias – ESFs, e a participação da comunidade em geral. Aproveitando os eventos Farroupilhas, as equipes visitaram os galpões e entregaram os panfletos explicativos.

A psicóloga Fernanda Regina Lopes, uma das organizadoras da mateada, disse estar grata pelo apoio e participação de todos. “Nosso objetivo de mobilizar a população foi alcançado. Acredito que se cada pessoa tirar um pouco do tempo para ouvir atentamente e com respeito alguém que sofre, certamente os índices alarmantes de suicídio diminuirão,” comenta.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90% dos casos.

Fonte e Fotos: Luciana Colares

Acadêmica de Jornalismo

print