Associação Comercial lança edital para escolha das soberanas da Exponay 2019

A Associação Comercial de Nonoai convocou a imprensa na manhã desta segunda-feira, (dia 08/10) para lançar oficialmente o Edital da escolha das soberanas da Exponay 2019. O encontro ocorreu na sede da Acisa.

De acordo com o Presidente da Associação Comercial, Humberto Brustolin, a escolha das soberanas ocorrerá dia primeiro de dezembro deste ano no Complexo Esportivo Belarmino Pompeu da Silva, quando será realizado ainda um show Nacional com Teodoro e Sampaio. Toda a programação terá entrada gratuíta ao público.

Ainda segundo Brustolin, o objetivo de lançar a feira neste ano é para antecipar a divulgação do evento, já criando um clima de expo-feira entre os empresários e a comunidade regional. Neste dia também será lançada a programação de natal em parceria entre a Acisa e a Prefeitura de Nonoai.

A exponay 2019 será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro de 2019.

O edital referente às inscrições das candidatas à soberanas está disponível abaixo da foto.

 

 

REGULAMENTO

 

ESCOLHA DAS SOBERANAS DA XIV EXPONAY 2019

 

CAPÍTULO I

 

DOS OBJETIVOS E DA COORDENAÇÃO

 

Art. 1º. A escolha das Soberanas da EXPONAY 2019 tem como objetivos:

 

  1. motivar e envolver a comunidade no processo de escolha das Soberanas da Exponay;

 

  1. eleger Soberanas que assumam o compromisso e a responsabilidade de trabalhar pelo pleno sucesso da Exponay, bem como na divulgação das potencialidades do município de Nonoai;

 

  • Serão escolhidas uma rainha e duas princesas, que, irão representar a Exponay, pelo período de 1 ano e mais um ano caso houver disponibilidade para eventos.

 

 

Art. 2º. A coordenação, organização e homologação do Concurso de Escolha das Soberanas são de responsabilidade da Comissão de Coordenação do Concurso, juntamente com a Comissão Central.

 

 

CAPÍTULO II

 

DOS REQUISITOS DO CONCURSO

 

Art. 3º. As candidatas ao título de rainha e princesas da EXPONAY 2018 deverão preencher os seguintes requisitos:

 

  1. ser brasileira;

 

  1. ser residente de NONOAI-RS ou ter domicílio fixo em Nonoai/RS, no mínimo dois (02) anos ;

 

  • ser solteira, reconhecendo-se como entidade familiar além do casamento a união estável, conforme art. 226, §3º da Constituição Federal de 1988;

 

  1. ter idade mínima de 16 (dezeseis) anos e idade máxima de 24 (vinte e quatro) anos, na data da inscrição e não ter feito parte da Corte da Exponay na última edição;

 

  1. possuir a escolaridade mínima exigida, que é a de estar cursando o ensino médio;

 

  1. ter disponibilidade de horários para cumprir o cronograma de atividades do Concurso – Anexo I;

 

  • possuir ou buscar conhecimentos sobre os assuntos listados neste Regulamento – Anexo II;

 

  • cumprir as obrigações constantes neste Regulamento, participar dos eventos organizados pela EXPONAY em eventos oficiais, quando solicitadas;

 

  1. seguir as orientações e determinações da Comissão das Soberanas, que as acompanharão;

 

  1. ser simpática e cooperativa, ter postura e ética, e ter condições (cultura e conhecimento) para promover a EXPONAY e o município de Nonoai em eventos, festas e feiras estaduais e nacionais;

 

  1. não ter filhos e/ou estar grávida;

 

  • não estar respondendo por nenhum processo de ordem cível ou criminal;

 

  • Autorizar o uso do seu nome, sons, fotos e imagens, em todas as formas de mídia, a serem utilizadas pela EXPONAY, patrocinadores, apoiadores e/ou terceiros por ele expressamente autorizados, sem cobrança de qualquer tipo de remuneração;

 

  • Se trabalhar trazer autorização assinada pelo representante quanto aos horários solicitados tanto no período do concurso, capacitações, quanto no período de divulgação da feira, viagem eventos e na feira.

 

 

CAPÍTULO III

 

DAS ATRIBUIÇÕES

 

Art. 4º. As candidatas eleitas para representar a Exponay, pelo período de 2 anos, deverão:

  • Representar a Feira e o município em todos os eventos e viagens, quando solicitadas;
  • Acatar as determinações da comissão organizadora quanto à vestimenta, maquiagem e cabelo;
  • Apresentar postura e comportamento adequado, seja nas redes sociais ou em qualquer ambiente, lembrando que sua imagem pessoal estará aliada a imagem da Exponay e do município;
  • Seguir as orientações da comissão organizadora que acompanhará a Corte, dentre elas, rigidez nos horários determinados, cumprimentos dos compromissos assumidos.

 

 

 

CAPÍTULO IV

 

DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 5º. O período de inscrição para o Concurso será de 15 de outubro a 01 de novembro de 2018, às 18:00 horas.

 

  • 1º. O período de inscrições poderá ser prorrogado, sendo que o número mínimo para a realização do Concurso será de três (03) candidatas.

 

  • 2º. As atividades para a escolha das Soberanas e os eventos de avaliação serão dos dias 27 de

Novembro a  01 de dezembro de 2018.

 

  • 3º. A Ficha de Inscrição, o Regulamento do Concurso e seus anexos poderão ser retirados a partir de 15 de outubro de 2018, na sede da ACISA/CDL, localizada na Rua José Luiz de Moura,300, Bairro Centro, em Nonoai/RS.

 

  • 4º. Para participar do Concurso deverá ser entregue a ficha de inscrição, devidamente preenchida, juntamente com os anexos e documentos listados neste Regulamento, conforme art. 6º, na sede da ACISA/CDL, para a Secretária Executiva. A validade da inscrição está condicionada a data fixada neste Regulamento.

 

  • 5º. A candidata deverá informar, na ficha de inscrição, um endereço de e-mail válido e número de telefone, para o envio de notícias, avisos e informações sobre o Concurso.

 

  • 6º. A candidata, ao preencher e assinar a Ficha de Inscrição, anexo III, declara conhecer e concordar com todas as cláusulas e condições descritas neste Regulamento sob pena de ter a sua inscrição cancelada no Concurso, sem qualquer direito a indenizações.

 

  • 7º. A candidata inscrita, que desistir de participar do Concurso, deverá comunicar o fato, por

escrito, para a Comissão Organizadora até o prazo máximo de cinco (05) dias antes da primeira prova do processo de escolha.

 

  • 8º. No caso de não ter o número mínimo de candidatas, conforme descrito no parágrafo primeiro, a Comissão Organizadora do Concurso, reserva-se o direito de convidar três (03) representantes, que formarão a corte oficial da EXPONAY 2019;

 

Art. 6º. No ato da inscrição a candidata deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. Ficha de Inscrição, devidamente preenchida, conforme modelo – Anexo III;
  2. Termo de Compromisso, devidamente assinado pela candidata e/ou pelos responsáveis, conforme modelo – Anexo IV e/ou VI;

III. duas fotos individuais, sendo uma de rosto e uma de corpo inteiro (tamanho 15×21),exceto de biquíni e/ou maiô, preferencialmente em mídia digital;

  1. cópia da carteira de identidade;
  2. cópia do título de eleitor;
  3. comprovante de residência;

VII. comprovante de escolaridade.

 

 

CAPÍTULO V

 

DAS ETAPAS DA SELEÇÃO

 

Art. 7º. A escolha das Soberanas da EXPONAY 2018 contará com as seguintes etapas:

 

  1. entregar a Ficha de Inscrição até o dia 01 de novembro de 2018, devidamente preenchida e assinada, juntamente com seus anexos, conforme prevê o art. 6º deste Regulamento;

 

  1. participar de palestras sobre convívio social, comportamento, etiqueta, moda, oratória e desinibição, que serão realizadas de 01 de novembro até 30 de novembro de 2018, na sede da ACISA;

 

III. participar da entrevista cultural com o corpo de jurados

 

  1. participar do EVENTO DA ESCOLHA DAS SOBERANAS E LANÇAMENTO OFICIAL DA VIII EXPONAY 2019 para a apresentação das Candidatas para autoridades do Município, Comissão de Avaliação, Comissão Central da EXPONAY, Comissões Setoriais da EXPONAY, veículos de comunicação e comunidade em geral;

 

  • 1º. A candidata deverá participar de todas as etapas do Concurso programadas pela comissão da EXPONAY;

 

  • 2º. Caso a candidata não esteja presente em algum dos eventos descritos no presente artigo, a mesma perderá a pontuação atribuída ao evento. As atividades descritas como “eliminatórias” terão poder de desclassificação, caso a candidata não participe da atividade.

 

  • 3º. A frequência e o trabalho realizado nas atividades programadas serão fatores de avaliação, conforme art. 11 deste Regulamento.

 

CAPÍTULO VI

 

DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

Art. 8º. A Comissão de Avaliação tem a função de avaliar as candidatas e eleger uma rainha e duas princesas, que irão representar a EXPONAY 2019 pelo período de 1 anos, de acordo com o estabelecido neste Regulamento.

 

Art. 9º. A Comissão de Avaliação será constituída por cidadãos de reconhecida idoneidade

Convidados  pela Comissão Organizadora do Concurso e Comissão Central da Exponay.

  • 1º. O jurado deve ter disponibilidade para participar de todas as etapas previstas para a escolha das Soberanas e que sejam de sua incumbência.
  • 2º. O jurado não poderá ter parentesco com as candidatas.

 

Art. 10º. A Comissão de Avaliação fará a apuração do resultado final e divulgará as candidatas

vencedoras, dos três primeiros lugares.

  • 1º. A decisão do Corpo de Jurados não será passível de recurso.

 

  • 2º. O resultado da apuração das avaliações será mantido pela coordenação e organização do

evento em seus arquivos, pelo período de quinze (15) dias, contados da divulgação do resultado. Após decorrido este período, os mesmos serão incinerados.

 

  • 3º. Durante o período descrito no parágrafo anterior, as candidatas, mediante requerimento

protocolado junto à sede da ACISA/CDL, terão acesso ao resultado das suas avaliações, sendo vedado tomar conhecimento das avaliações das demais candidatas, bem como a identificação dos avaliadores.

 

  • 4º. A Comissão de Avaliação é soberana em suas decisões durante o processo de avaliação das candidatas.

 

  • 5º. Todas as ocorrências do Concurso serão registradas em ata e assinadas por todos os integrantes da Comissão de Avaliação.

 

 

CAPÍTULO VII

 

DAS FORMAS DE AVALIAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE ESCOLHA

 

Art. 11. A avaliação das candidatas é resultado da participação das mesmas em todas as etapas do Concurso, conforme art. 7º deste Regulamento, decorrentes da observação dos integrantes da Comissão de Avaliação, sendo o resultado registrado com os seguintes critérios e pontuação:

 

 

ITEM DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE PONTUAÇÃO CARÁTER DA ATIVIDADE
A Participação nas palestras e workshops 10 Classificatória
B Desfile de escolha das soberanas 20 Eliminatória
C Simpatia e cordialidade 20 Classificatória
D Beleza 20 Classificatória
E Entrevista Cultural/Prova Oral 20 Eliminatória
F Empate Idade, (dia, Mês, ano e hora)  
TOTAL DE PONTOS 100  

 

 

  • 1º. O item “a” será avaliado pela Comissão Organizadora do Concurso e Comissão Central.

 

  • 2º. Os demais itens serão avaliados pela Comissão Julgadora.

 

  • 3º. No item “e” será avaliada a capacidade da candidata em se expressar com naturalidade e

fluência, empregando corretamente a linguagem.

 

  • 4º. A vestimenta utilizada durante o desfile, de escolha das soberanas da Exponay

2018, item “b”, serão de responsabilidade da candidata, sendo traje para o desfile: calça jeans, sandália ou sapato de salto alto e a camiseta do evento, será a cargo da Exponay. A candidata que não cumprir com esses requisitos estará automaticamente eliminada.

 

Art. 12. No caso de empate na soma dos pontos, será utilizado o critério de maior idade.

 

 

 

CAPÍTULO VIII

 

DA PREMIAÇÃO

 

Art. 13. As vencedoras do Concurso receberão o título de rainha e princesas da EXPONAY 2019;

  • 1º. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de alterar a premiação sem aviso prévio, de

acordo com as possibilidades e propostas dos patrocinadores.

 

  • 2º. As empresas que tiverem interesse em disponibilizar brindes para as vencedoras do Concurso deverão realizar a entrega, na sede da ACISA, até o dia 30 de novembro de 2018,

 

 

CAPÍTULO IX

 

DAS SOBERANAS ELEITAS

 

Art. 14. As Soberanas eleitas não terão qualquer vínculo empregatício ou retribuição pecuniária pela tarefa de promoção e divulgação da Feira e do município, bem como pela participação em eventos solicitados pela realizadora do evento.

 

Art. 15. As despesas das Soberanas com as atividades de divulgação da Feira, tais como: custos com vestuário, maquiagem, calçados, deslocamentos, alimentações e hospedagens serão suportados pela realizadora do evento.

 

  • 1º. As Soberanas eleitas, rainha e princesas, receberão trajes oficiais, sem ônus, sendo de responsabilidade da Comissão Organizadora e Comissão Central a escolha do modelo dos mesmos e do profissional que irá confeccioná-los.

 

  • 2º. A Soberana eleita, que não cumprir com o estabelecido neste regulamento, poderá ser

automaticamente destituída do título, assumindo a quarta candidata mais votada e assim sucessivamente, respeitando a ordem classificatória que as elegeu.

 

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 16. A candidata que omitir impedimentos ou falsificar informações pessoais estará sujeita a perder o título e o prêmio estipulado.

 

Art. 17. Eventuais denúncias serão analisadas pela Comissão Organizadora do Concurso e pela Comissão Central, para quem devem ser dirigidas as mesmas, por escrito, a qualquer tempo.

 

Art. 18. Os anexos fazem parte integrante deste Regulamento.

 

Art. 19. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do

Concurso e Comissão Central.

 

Nonoai,15 de outubro de 2018.

 

 

 

Comissão Organizadora,

Escolha das Soberanas da EXPONAY 2018.

 

 

ANEXO I – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO CONCURSO

 

PROGRAMAÇÃO

 

  1. Inscrição das candidatas:

1.1. Período: 15 de outubro até 01 de novembro

1.2. Local: Sede da ACISA/CDL

1.3. Endereço: Rua José Luiz de Moura,300

1.4. Informações: (54) 3362 1511

 

 

  1. Palestras sobre convívio social, comportamento, etiqueta, moda, oratória e desinibição, apresentação das Candidatas para autoridades do Município, Comissão Avaliadora, Comissão Central da Exponay, Comissões Setoriais e comunidade em geral:

2.1. Data: a definir

2.2. Horário: a definir

2.3: Local: a definir

 

  1. Entrevista cultural:

3.1. Data: a definir

3.2. Horário: a definir

3.3. Local: a definir

 

  1. Escolha das Soberanas:

5.1. Data: 01 de dezembro de 2018

5.2. Horário: 21 Horas

5.3. Local: Complexo Esportivo Municipal de Nonoai

 

 

 

 

ANEXO II – RELAÇÃO DE ASSUNTOS A SEREM PESQUISADOS PELA CANDIDATA

 

 

 

TÓPICOS ASSUNTOS

 

1. Histórico do município de

Nonoai

 

1.1. Origem

1.2. Fundação

1.3. Emancipação

1.4. Etnias

1.5. Tradicionalismo

1.6. Educação e Cultura

1.7. Pontos Turísticos

1.8. Posição Geográfica

1.9. Clima

1.10. População

 

2. Setores econômicos

 

2.1. Agronegócio

2.2. Indústria

2.3. Comércio

2.4. Serviços

2.5 Turismo Religioso

2.6 Eventos que Acontecem no município

 

3. EXPONAY

 

3.1. Comercialização

3.2. Turismo

3.3. Sua importância para Nonoai

3.4.  Histórico da Exponay

 

 

Obs: As informações citadas acima serão disponibilizadas para as candidatas posteriormente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.