Gramado dos Loureiros: Dia de Campo apresenta estratégias para desenvolvimento da atividade leiteira

Buscando o avanço da atividade leiteira para o município de Gramado dos Loureiros, levando aos produtores informações que viabilizem a atividade e estimulem a permanência das famílias no meio rural, vivendo com renda e qualidade de vida, a equipe da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e a Cotrisal, promoveu na última quinta-feira (04/10) um Dia de Campo para tratar sobre práticas e manejos que contribuem com a bovinocultura de leite. O evento foi realizado na propriedade da família Silva, localizada no Assentamento Novo Gramado, interior do município. Produtores rurais e representantes de entidades ligadas ao setor participaram da atividade.

O primeiro tema abordado no Dia de Campo destacou a importância do planejamento forrageiro. A temática foi conduzida pelo assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, que falou da importância do planejamento das pastagens para o desenvolvimento da atividade leiteira, bem como de estratégias e práticas que contribuem para esse processo.

“É necessário enxergar e trabalhar a atividade leiteira como um sistema, que envolve diversos fatores, como a viabilidade econômica, o custo de produção, o tratamento do solo, o planejamento forrageiro, a sanidade e o bem-estar animal, o manejo da atividade, além dos recursos humanos envolvidos na atividade. Quando se trabalha no sistema à base de pasto com suplementação, busca-se excelência na quantidade e na qualidade das forragens ofertadas aos animais. Por isso, o planejamento forrageiro é uma estratégia importante que auxilia o produtor na organização da atividade, para garantir a oferta de pastagem os 12 meses do ano”, comentou Sangaletti.

O assistente técnico também salientou o cuidado que os produtores devem ter nos períodos de vazio primaveril e vazio outonal, épocas em que a oferta de pastagem pode diminuir se não houver o planejamento adequado para a atividade. “Não é falta de variedades, porque isso nós temos na região, é falta de planejamento. Dessa forma, também é importante o manejo do solo para utilização de todo o potencial produtivo de cada variedade, para garantir a oferta de forragem ao rebanho leiteiro”, destacou.

Outra estação organizada durante o evento teve como enfoque a produção de trigo para silagem, assunto trabalhado pelo representante da Cotrisal, Deomir Martini. Segundo Martini, a intenção de trazer o trigo como produto para silagem é despertar o interesse do produtor e, ao mesmo tempo, apresentar uma nova ferramenta, que pode ser utilizada em terras ociosas no período de inverno. “O trigo para silagem pode diminuir as áreas de silagem de milho. O objetivo principal é eliminar a safrinha do milho e liberar áreas para pastagens mais cedo”, explicou Deomir. A produção do trigo funciona no mesmo sistema do milho e utiliza as mesmas tecnologias. A única diferença nessa produção é o ponto do trigo na aplicação do último dos três tratamentos. “No trigo para silagem o cacho inicia o processo de maturação, mas a folha permanece verde. Quanto mais a folha estiver verde mais proteína na silagem”, completou o representante da Cotrisal.

A família Silva é uma entre milhares de famílias produtoras de leite da região inseridas no Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. O casal Darci e Marinês, e os filhos Maurício e Eliever, acompanharam o Dia de Campo, explicando aos produtores a forma de trabalho da propriedade e como a família vem alcançando os bons resultados na atividade leiteira. Também participaram do evento, o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Nevio Woloszyn, o gerente da Unidade de Pecuária da Cotrisal, Vilmar Bonfanti, entre outras lideranças.

 

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto

print