Obesidade ultrapassa desnutrição e atinge 38% de crianças; nos adultos índice passa de 50%

Mais do que estética, o excesso de peso já é considerado uma epidemia mundial. No Brasil, o problema ultrapassou a desnutrição, alertam os especialistas. A estimativa é que em 2025, cerca de 2,3 Bilhões de adultos estejam acima do peso. E 700 milhões de pessoas obesas no mundo.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai, colhidos através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, são 420 pessoas, entre crianças e idosos que estão com sobrepeso ou obesos e 15 na mesma faixa etária que estão abaixo do peso.

A nutricionista Roberta Pasa Giuliani, explica, que mesmo uma pessoa acima do peso pode ser desnutrida. Segundo ela, a alimentação muitas vezes ingeridas por estas pessoas não possuem valor nutricional.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis é o primeiro passo para combater o que pode desencadear outras doenças, como cardiopatias, diabetes, disfunções hepáticas e alguns tipos de câncer.

As pessoas que estão com sobrepeso ou desnutridas podem agendar consulta na secretaria de saúde de segunda a sexta-feira.

print