Câncer de próstata mata 13 mil homens anualmente

O mês de novembro é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, segunda maior causa de morte por câncer entre homens no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 68 mil novos casos foram diagnosticados no país em 2018.

Conforme o Dr. Rui Carlos Berteli, são necessário pelo menos três exames para diagnosticar o câncer, entre eles o de sangue (PSA), Ultrassonografia e o toque retal. Ele indica que estes exames devem ser feitos a partir dos 40 anos de idade. “A idade para os primeiros exames é aos 40 ou 42 anos, mas se já houver casos precoces na família pode se iniciar a partir dos 28 anos”, alerta.

Berteli enfatiza ainda a necessidade de bloquear o preconceito sobre os exames, e que os familiares são os incentivadores para a realização dos testes. “Este preconceito entre os homens de fazer os exames precisam ser enfrentados em conjunto pelo paciente e os familiares. Muitas vezes a mulher é quem leva o esposo até a clínica para a realização do exame”, relatou.

Além dos alertas direcionados para prevenção e diagnóstico, é preciso também informar pacientes diagnosticados com o tumor sobre direitos e benefícios.  De 2008 a 2015 a Previdência Social pagou mais de R$ 58 Milhões para pacientes em tratamento, o que totaliza cerca de 48 mil benefícios concedidos.

print