Nos meses de novembro e dezembro, chega a Nonoai e a outros 31 municípios do interior do Estado do Rio Grande do Sul e um de Santa Catarina (Anita Garibaldi) o Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar.
O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.
Quando a equipe do Cinesolar chega às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica. O Cinesolar é realizado através da Lei Rouanet, e tem o patrocínio da CPFL Energia em parceria Instituto CPFL e a RGE, com a realização da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
Dentre os 32 municípios contemplados com a programação, conforme o calendário, está o município de Nonoai. Conforme a Secretária de Educação e Cultura, Salete Sperry, o equipamento será instalado na Praça Getúlio Vargas para as sessões de cinema às 19 horas e às 20 horas. O público poderá assistir o filme: “Fala sério, mãe!” do Diretor Pedro Vasconcelos. O tempo de duração é de 1h19min, com público alvo as crianças de 10 anos. Além da exibição do filme, também haverá duas oficinas de vídeos. A primeira às 14h30min e a segunda às 17 horas. “Trinta alunos do colégio Cenecista estarão participando da oficina e apreendendo como produzir vídeos e fotografia”, ressalta a Secretária.
Antes da exibição do filme, às 19 horas, os alunos da Escola Maria Dulcina, integrantes do Grupo Sonho de Guri, estarão fazendo uma grande apresentação ao público.