Saúde: “Água no joelho” tem cura

Denominada popularmente de “água no joelho”, a sinovite é uma inflamação da membrana sinovial, ou seja, um tecido que reveste internamente o joelho que promove o aumento da quantidade de líquido sinovial. Os sintomas incluem dor, inchaço e dificuldade no movimento. O problema tem cura e o tratamento é feito com repouso, fisioterapia, medicamentos e, eventualmente, cirurgia.

O acúmulo de água no joelho pode ser causado por uma pancada ou por situações como trauma direto, no entanto, também pode aparecer em consequência de doenças crônicas como artrite reumatóide, osteoartrite ou osteoartrose, gota, hemofilia e esforço repetitivo, entre outras.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, o líquido sinovial é um fluído lubrificante presente no joelho que é produzido pela membrana sinovial, responsável por revestir internamente as articulações e lubrifica-las. Sua quantidade varia entre 2 e 3,5 ml, mas em caso de sinovite essa quantidade pode chegar até 100 ml, o que provoca dor e desconforto. Os sintomas surgem em função do aumento do líquido sinovial dentro da articulação causando dificuldade em caminhar e em esticar totalmente a perna, inchaço no joelho e fraqueza dos músculos da coxa e da perna.

Reichmann orienta que ao sentir sintomas desta natureza é essencial marcar uma consulta com médico ortopedista para uma avaliação. Com isso poderá ser feita uma punção do líquido sinovial retirando uma parte da ‘água do joelho’ visando enviar para análise laboratorial para identificar se há glicose, aumento de proteínas ou anticorpos nesse líquido.

O tratamento para a sinovite no joelho é iniciado com medicamentos antinflamatórios, corticoides fisioterapia. Em determinados casos o excesso de líquido intra-articular poderá ser retirado por meio de uma punção. A cirurgia é indicada quando a sinovite é crônica ou quando a dor no joelho permanece por mais de seis meses devido à artrite reumatóide ou artrite, sem nenhuma melhoria com os medicamentos, fisioterapia ou punção.

Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista

 

Fonte: MB Comunicação

print