Exercício físico sem acompanhamento profissional pode trazer consequências sérias à saúde

A prática de exercícios em casa sem acompanhamento profissional ou a busca de academias com o objetivo de aderir a um programa intensivo de malhação, buscando conseguir a melhor forma física para o verão é uma atitude comum nessa época do ano. Porém, muitas pessoas não têm consciência sobre as consequências que este ato representa: a permanência em boa parte do ano sem exercitar-se e passar a fazer isso com grande intensidade traz grande risco de diferentes tipos de lesões.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann adverte que esses “atletas de temporadas” podem se machucar: lesões musculares como distensões, edema e dor no músculos, nas articulações devido a um encurtamento muscular-tendinoso e retração das cápsulas articulares são algumas das sequelas desse comportamento.

As articulações mais atingidas, nesses casos, são a coluna vertebral, joelhos, ombros e cotovelos. As pessoas devem reiniciar a prática de exercícios de maneira progressiva, de acordo com sua idade, peso e condições gerais de saúde. Reichmann lembra que, após os 40 anos, sempre se deve fazer uma avaliação médica prévia devido ao risco de comprometimento do sistema cardiorrespiratório.

Segundo ele, não existem regras, mas recomenda-se que as atividades físicas sejam praticadas pelo menos uma hora três vezes pôr semana. “Não é necessário mais de uma hora por sessão para manter-se em forma”, assegura o médico.

E praticante deve cuidar da alimentação. “A dieta deve ser balanceada, pois precisamos nutrir ossos, músculos e tendões. A ausência de cálcio nos ossos pode provocar osteoporose, já os músculos necessitam de aminoácidos e proteínas.”

Reichmann destaca que exercícios feitos de forma errada podem causar problemas nas pernas: se os músculos ísquiotibiais (posterior das coxas e pernas) forem só fortalecidos e não alongados, os joelhos poderão sofrer sobrecarga na parte anterior porque necessitam vencer a resistência dos músculos posteriores fortes e encurtados.

Antes de começar qualquer atividade física é importante que se faça um aquecimento de 5 a 10 minutos, junto com exercícios de alongamentos. Deve-se alongar e aquecer os principais grupos musculares dos membros inferiores, coluna vertebral e membros superiores.

Se a pessoa sentir dores nas articulações e, mesmo assim, continuar insistindo na prática das atividades, poderá sofrer problemas mais sérios, como danos nas cartilagens articulares e sinovites (inflamação da membrana sinovial), entre outros.

print