Nonoai tem alto o índice de pessoas portadoras de AIDS

O último levantamento realizado em novembro, apontou que o município de Nonoai se apresenta com alto índice de pessoas infectadas com AIDS. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são pelo menos 17 pessoas que estão em tratamento, duas em acompanhamento sem remédio e pelo menos cinco que abandonaram totalmente o tratamento e podem estar disseminando a doença. Além disso, outros 22 pacientes que estavam em tratamento no município foram transferidos para outras cidades. Ainda conforme dados da Secretaria de Saúde, desde o ano de 2000 até o momento, nove pessoas portadoras de Aids morreram.

A bióloga da Secretaria de Saúde, Jussara Chente, alerta que a melhor maneira de se proteger é usando o preservativo. E aconselha que todos façam o teste de HIV na Secretaria de Saúde para evitar a proliferação da doença. Ela também esclareceu que em caso de exposição com uma pessoa portadora do vírus, pode recorrer ao Posto de Saúde até 72 horas para iniciar um tratamento contra a evolução do vírus HIV.

O último dia primeiro de dezembro marcou os 30 anos da criação do Dia contra a AIDS. Neste ano o tema da campanha é “Conheça a sua sorologia contra o HIV”.

 

Informação complementar:

PEP significa Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids (Zidovudina + Lamivudina), para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, através da exposição ocupacional, no caso de profissionais de saúde ou pela exposição não ocupacional (sexual), ocorrida em casos de sexo sem camisinha ou de violência sexual. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica.

print