Tensão aumenta e há risco de confronto na Reserva do Guarita

O clima segue tenso e há risco de confronto entre indígenas nesta quinta-feira, 17, na Reserva Indígena do Guarita. A área de 23 mil hectares é dividida em 32 setores, onde vivem 7 mil pessoas, no município de Redentora.

A iminência de um confronto ganhou força na quarta-feira, 16, quando um grupo de indígenas, liderado por Vilmar Sales, acampou em Bananeiras, próximo à saída de Miraguaí e ameaça se deslocar até a Estiva para tirar Carlinhos Alfaiate do cargo.

O grupo de Vilmar Sales propõe a separação da Terra Indígena do Guarita. Uma parte ficaria de Pedra Lisa até Bananeiras, liderado por Vilmar Sales, e o restante daquele ponto em direção à Redentora sob a liderança de Carlinhos Alfaiate.

Segundo Vilmar Sales, a situação se instalou após decisão do Ministério Público Federal de reconhecer o cacicado de Carlinhos, apesar das irregularidades apontadas pela Comissão Eleitoral. O cacique é acusado de estar perseguindo seus opositores e que 58 famílias estariam abrigadas no KM 10 após serem expulsas de suas casas em outros setores. As casas teriam sido saqueadas e os carros tomados por aliados de Carlinhos Alfaiate.

Conforme informação repassada ao Três Passos News, como Carlinhos Alfaiate não se manifestou até o final do dia, o grupo de apoiadores de Vilmar Sales vai tomar mais um setor com aproximadamente 300 famílias. O grupo ameaça tomar todos os setores e destituir Alfaiate definitivamente do cargo.

print