Delegação microrregional busca melhorias na segurança pública

No dia, 29 de Janeiro de 2019, o Prefeito Municipal de Nonoai Edilson Pompeu da Silva juntamente com Presidente da Câmara de Vereadores de Nonoai, José A. D`Agostini Vigne, Vereador Paulo Roberto da Rosa, Idelar Caresia, Presidente da Acisa Humberto Doering Brustolin e Vandoir Rodrigues representando a CDL de Nonoai, prefeitos da região Salmo Dias de Oliveira de Rio dos Índios, Odair Peliciolli de Trindade do Sul e Osmar Zim de Gramado dos Loureiros, estiveram participando de uma audiência com o Vice Governador do Estado do Rio Grande do Sul – Ranolfo Vieira Júnior, que também responde pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Na oportunidade as autoridades informaram a realidade dos municípios referente à Segurança Pública e solicitaram, com maior brevidade possível, o aumento de efetivo para a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Policia Civil, as quais atendem em conjunto centenas de ocorrências da microrregião de Nonoai. A delegação também solicitou a destinação de viaturas policiais para os órgãos de segurança pública mencionada, os quais contam com poucos veículos, sendo alguns sucateados, e em virtude da grande demanda de atendimentos, para maior garantia de segurança e economia. Além disso, foi reivindicado ainda que o município de Nonoai seja incluído na implantação do programa CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

O vice-governador esclareceu sobre a realidade do Estado, demonstrou total preocupação em resolver as situações e de imediato ver da instalação da CIOSP que irá beneficiar o projeto das câmeras de monitoramento.

 

Nossa realidade em segurança

Nonoai é Polo Regional da Brigada Militar, atendendo 11 municípios: Nonoai, Rio dos índios, Gramado dos Loureiros, Trindade do Sul, Três Palmeiras, Benjamin Constante do Sul, Faxinalzinho, São Valentin, Barão de Cotegipe, Erval Grande e Ponte Preta. Tais municípios totalizam mais de 90.000 (noventa mil) habitantes e uma área de aproximadamente de 5.000 km² (cinco mil quilômetros quadrados). Sendo que o efetivo é de 56 (Cinquenta e seis) policiais para atender toda essa região, sendo que o ideal seriam 113 (cento e treze). O batalhão da Brigada Militar de Nonoai é o único que presta atendimento 24 horas e por esta razão precisa deslocar a guarnição para os demais municípios quando há ocorrência para serem atendidas. Quanto a Policia Civil deste município, hoje conta com apenas três servidores (uma Escrivã de Polícia, um inspetor de Polícia e um Delegado de Polícia) para prestar atendimento de quatro municípios: Nonoai, Gramado dos Loureiros, Trindade do Sul e Rio dos Índios, considerando que área total desses municípios é de 1.076 Km² e mais de 23.000 (vinte e três mil) habitantes.

Percebe-se que o número de policiais civis está aquém do ideal, o qual seria de pelo menos 22 (vinte e dois) servidores, portanto, é visível que os mesmos não estão conseguindo atender à demanda, fato que torna a situação ainda mais preocupante, tendo em vista a dificuldade em realizar diligências externas, bem como o próprio andamento dos trabalhos internos atinentes à atividade de policia judiciária.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai

print