Nonoai: Produtores participam de Tarde de Campo promovido pela Cotrisal. Pesquisador apontou soluções para áreas encharcadas

Os produtores rurais da microrregião de Nonoai participaram nesta terça-feira, (dia 19/02) da Tarde de Campo realizada pela Cotrisal. O evento realizado na propriedade rural do produtor Fábio Vieira, localizada na Linha Canhada Funda, teve como objetivo de levar conhecimento ao homem do campo. Na área demonstrativa foram plantadas 21 variedades de sementes de soja.

O Pesquisador Fitopatologista Dr. Erlei Melo Reis, que palestrou por cerca de 40 minutos comentou que na safra 2018/2019 os produtores do Rio Grande do Sul tiveram que replantar cerca de 20% da área plantada em virtude do excesso de chuvas. “Precisamos descompactar o solo com rotatividade de culturas, como por exemplo, aveia e milho, para que a tenhamos um solo com boa drenagem”, orientou. Ele também enfatizou que a falta de drenagem provocou o apodrecimento da semente devido ao surgimento das pragas que se procriam nas áreas encharcadas. Com isso, muitos produtores tiveram que replantar as lavouras.

O produtor rural que ofereceu a área para a demonstração, Fábio Vieira, avaliou positivamente a Tarde de Campo. “Essa é a nossa realidade. Não tem soja ruim, algumas variedades que se destacam mais na nossa microrregião”, disse Vieira.

O gerente da unidade da Cotrisal em Nonoai, Joaquin Ribeiro, agradeceu a presença dos produtores e comemorou as metas alcançadas nas lavouras de milho. “A nossa equipe bateu a meta na cultura de milho, agora estamos trabalhando para bater a meta na soja”, anunciou aos cooperados.

A Tarde de Campo contou ainda com a presença do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – Adão Mouras e do Presidente do Sindicato Rural, Fiorentino Facco, que parabenizou a Cotrisal pelo evento que leva sabedoria e conhecimento aos empresários rurais.

print