Rio dos Índios: Vereadores reúnem-se para a terceira Sessão Ordinária do ano

Os Vereadores do Município de Rio dos Índios estiveram reunidos no final da tarde desta terça-feira, (dia 19/02) para a segunda sessão ordinária referente ao mês de fevereiro de 2019.

Acompanhe as matérias que estiveram na pauta do dia.

 

REQUERIMENTO Nº02/2019: Os Vereadores Cléber Veloso de Linhares e Jaques de Col – Bancada do PDT, requerem ao Presidente do Legislativo, que sejam descentralizadas as sessões da Câmara Municipal de Vereadores. De acordo com eles, a maioria das pessoas não conseguem se deslocar até a sede do Poder Legislativo Municipal para acompanhar os trabalhos dos vereadores, assim é interessante que, ao menos uma sessão por mês, seja realizada nas principais  comunidades do interior, aproximando cada vez mais o legislativo da população.

 

REQUERIMENTO Nº03/2019: “Leva votos de “Profundo Pesar”, pelo falecimento de JUAREZ BATISTA MARTINS, ocorrido no dia 14 de fevereiro de 2019, registrando-se, nos anais desta casa”.

 

PROJETO DE LEI Nº01/2019: “Cria cargo cinco de procurador jurídico alterando a Lei nº946/2013 e altera o padrão IV da Lei 870/2011”.

Salmo Dias de Oliveira – Prefeito Municipal

 

PROJETO DE LEI Nº02/2019: “Cria Cargo de Coordenador Pedagógico e chefe do Departamento de Recepção”.

Salmo Dias de Oliveira – Prefeito Municipal

 

PROJETO DE LEI Nº04/2019: “Dispõe sobre a contratação, em caráter temporário e emergencial de 02 (dois) atendentes de creche”.

Salmo Dias de Oliveira – Prefeito Municipal

 

PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO MUNICIPAL Nº01/2019: “Autoriza a Câmara Municipal de Vereadores a pagar, em contraprestação a serviços de publicidade, os valores que especifica, define os jornais e rádio, que são considerados imprensa oficial”.

Mesa Diretora

 

Indicações:

A Vereadora Eliane Civa – PP indica que o Poder Executivo Municipal realize a vistoria nos veículos do transporte escolar terceirizados pelo Município. De acordo com ela, principalmente com o fechamento de colégios, as crianças precisam se deslocar por caminhos mais distantes e necessitam de transportes de qualidade e que atendam as normas gerais de segurança. “No ano que findou, foram muitas reclamações de transportes em condições precárias”, relatou.

 

O Vereador Jaques de Col – PDT indica a recuperação das estradas no entorno do lago Foz do Chapeco principalmente as estradas de Linha Riva, com saída no Lajeado Grande e de Linha Uru a Linha Sbarain. De acordo com ele, as estradas estão praticamente intrafegáveis, sendo que a vegetação tomou conta, parecendo como se fosse um carreiro.

 

O Vereador Jaques indicou ainda que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação, realize dedetização de controle de insetos e roedores nos colégios da rede Municipal de ensino. Ele justifica que os insetos e roedores se proliferam de forma assustadora e que tomam conta dos colégios, sendo necessário urgentemente, de trabalhos de dedetização e controle, para podermos dar segurança e higiene necessárias às crianças.

 

O Vereador Mário de Araújo – PT indicou a instalação de uma Lâmpada de Iluminação Pública, em frente à residência de Irena Krupinski, em Linha Batinga. Conforme ele, na família existem pessoas com deficiência física e com problemas de saúde, sendo necessário e benéfico para a família a instalação da mencionada lâmpada.

 

O Vereador Loivo Lorenzi – MDB indica que o Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e EMATER, desenvolva um programa de incentivo a fruticultura no município de Rio dos Índios. O objetivo é beneficiar, principalmente o pequeno agricultor que necessita diversificar sua produção para poder permanecer no campo.

O Vereador Loivo indicou ainda a instalação de Gabinete Odontológico junto ao colégio Pedro Veloso de Linhares, de Posse dos Linhares. Ele justifica que há um número elevado de alunos que serão atendidos na própria escola. Ele também indica que o atendimento seja estendido a todas as pessoas da comunidade.

 

O Vereador Valmor Rossetto – PP indica a reimplantação dos serviços de Inseminação Artificial para Bovinos. Conforme ele, a ação se justifica pela necessidade de melhorias na qualidade do rebanho bovino na bacia leiteira do Município.

 

O Vereador Aldir Mulineth – PP indica a instalação de climatizadores nas Escolas Municipais. De acordo com ele, a instalação é necessária, pois no verão é muito calor e no inverno o frio é terrível e tal medida irá amenizar e proporcionar conforto aos estudantes.

 

Os vereadores da bancada do PP, Aldir Mulineth, Eliane Civa, Juliano Malacarne, Clodoaldo da Silva e Valmor Rossetto indicam a construção de uma sala de espera, junto ao Posto de Saúde. Conforme a bancada progressista, o investimento se faz necessário para atender os pacientes que esperam os veículos de transportes que levam aos centros de atendimento de saúde da região. Eles indicam que o local disponibilize infraestrutura completa, como banheiros, assentos, móveis, televisão, ar condicionado, utensílios necessários para fazer chimarrão, café, em fim todo o equipamento necessário para que os cidadãos tenham conforto merecido enquanto esperam.

 

Ao final da Sessão Ordinária todas as matérias foram aprovadas, sendo que o Projeto de Lei 02/2019 foi aprovado por maioria, o restante por unanimidade.

A próxima sessão ordinária será realizada dia 05 de março no plenário da Câmara de Vereadores. Acompanhe também as sessões pelo Facebook da Câmara de Vereadores de Rio dos Índios.

print