Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Notícias de Última Hora

RS: Audiência pública cobra investimentos em energia elétrica para agricultura

Mais de cem agricultores familiares ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) estarão nesta quinta-feira (11), em Porto Alegre, para participar da audiência pública conjunta das comissões da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Defesa do Consumidor e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa sobre os problemas envolvendo o fornecimento de energia elétrica no Interior do Estado, especialmente nas áreas atendidas pela RGE e CEEE.

Os agricultores representam 10 das 23 Regionais Sindicais da Fetag/RS, demonstrando que o problema se repete em diversas regiões, como Vale dos Sinos, Serra, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Santa Rosa e Passo Fundo. Redes sucateadas, falta de equipes de manutenção e demora de até uma semana no reestabelecimento da luz estão entre os problemas. O debate foi proposto pelos deputados Elton Weber (PSB), Edson Brum (MDB) e Pepe Vargas (PT) e ocorrerá a partir das 10h, no Teatro Dante Barone.

O Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais em Nonoai, Adão Mouras, comentou que os produtores fizeram a sua parte nas propriedades para atender as exigências do mercado, mas as concessionárias ainda não entregam uma energia com qualidade. “Os produtores adquiriram ordenhadeiras, resfriadores de leite e construíram salas de ordenha, mas a falta de energia ou até mesmo uma energia de baixa qualidade provoca perdas significativas”, destacou Adão.

Já o Presidente da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor da Assembleia, o deputado Elton Weber, enfatiza que o consumidor está abandonado a própria sorte, as companhias prestam um serviço precário, caro e as agências de regulação, que deveriam defender os interesses da sociedade, se eximem de responsabilidade quando acionadas.

Até esta terça-feira (9) confirmaram presença na audiência o presidente da RGE/Sul, José Carlos Tadiello, o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, a diretora executiva do Procon/RS, Maria Elisabeth Pereira, o técnico da Gerência de Energia da AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS, Mário Kliemann, além de representantes da CEEE, do Ministério Público Estadual (MP/RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Emater.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

error: Conteúdo Protegido. Entre em Contato.