Constantina: Agricultor investe em tecnologia para alavancar produção de grãos

O produtor rural do município de Constantina, Ezir Ferrari, há cerca de três anos, vem investindo em conhecimento e tecnologias para alavancar sua produção de grãos. A propriedade da família Ferrari tem uma área de 35 hectares, localizada na Linha Gheller, interior de Constantina, e recebe o acompanhamento do técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Aldoir Ott, especialmente na atividade de grãos. O primeiro trabalho realizado na propriedade foi o de monitoramento de pragas e doenças. Como resultado desta prática, o agricultor conseguiu diminuir os custos do uso de inseticidas e fungicidas.

No segundo ano, além do monitoramento, foi desenvolvido um trabalho no solo, com a coleta de amostras para o laboratório, buscando diagnosticar a necessidade de adubo para o desenvolvimento das culturas. A família também foi incentivada a construir terraços, para segurar a água da chuva na lavoura, e a fazer o plantio em nível, para evitar erosão.

“Após a colheita, o agricultor está adotando a prática de colher e semear no local onde foram introduzidas culturas de adubação verde, como nabo forrageiro, capim sudão, entre outras. O uso desta metodologia fez com que o produtor aumentasse significativamente a produção de soja na última safra”, comentou o técnico da Emater/RS-Ascar.

Satisfeito com os resultados, o produtor Ezir Ferrari, está fazendo um trabalho em conjunto com a equipe da Emater/RS-Ascar, utilizando um mix de adubação de cobertura para demonstração. Além de realizar a correção do solo e a descompactação nas cabeceiras da lavoura, o agricultor decidiu fazer os terraços para contenção de água na lavoura em toda a área da propriedade.

Em função da realização de todas estas práticas, a propriedade da família Ferrari é considerada referência tecnológica para os demais produtores de Constantina.

Fonte e fotos: Jornalista Marcela Buzatto

 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

print