RS: Tempo começa a mudar a partir desta terça-feira. Inverno inicia dia 21

A terça-feira será o último dia sob bloqueio atmosférico responsável pelo tempo seco e muito quente para a época do ano que predominou nos últimos dias, no Rio Grande do Sul. O sol aparece novamente na maioria das regiões, mas uma frente fria ingressa com aumento de nuvens e chuva no fim da tarde e à noite por Oeste e Sul.

Em Nonoai, conforme o Climatempo, a partir desta quarta-feira já haverá mudanças no clima. O dia terá temperaturas entre 9°C e 17°C. Já as precipitações, se confirmadas, não devem passar dos 15 milímetros.

 

Inverno inicia oficialmente nesta sexta-feira, dia 21 de junho, às 12h54, pelo horário de Brasília.

Durante o inverno de 2019, quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano. Com poucas incursões de ar frio pelo interior do país, o inverno de 2019 terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

Esse “calor”, com dias mais quentes, ou menos frios do que normalmente se teria na estação deve ser sentido na maior parte do inverno nos estados do Sul e do Sudeste e também no estado de Mato Grosso do Sul que, durante a estação, pode sentir fortes resfriamentos provocados pela passagem do ar polar.

 

Frio de um mês só

De todos os meses do inverno, julho será o mês com maior chance de termos sequências de 4 a 7 dias realmente frios no centro-sul do Brasil.

Durante o mês de julho devem passar 2 grandes frentes frias sobre o Brasil, com massas de ar frio fortes e que devem conseguir avançar pelo interior do país, provocando friagem nos estados de Rondônia e do Acre e causando algum resfriamento até no Distrito Federal e em áreas da Bahia.

 

Fonte: terra.com.br/noticias/climatempo/inverno-2019

print