Rio dos Índios: Informativo da Câmara de Vereadores: Sessão Ordinária realizada dia 16/07

Os vereadores de Rio dos Índios estiveram reunidos nesta terça-feira, (dia 17) para a realização da segunda sessão ordinária referente ao mês de julho. Acompanhe as matérias.

A Mesa Diretora requer votos de profundo pesar pelo falecimento de CELI JOSE BERNARDO, ocorrido no dia 20 de junho, e pelo falecimento de HELENA TONIAZO ALMEIDA, ocorrido no dia 06 de julho de 2019.

O Vereador Valmor Rossetto – PP requer que a Mesa Diretora, encaminhe oficio ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando o funcionamento do caixa eletrônico nos domingos e feriados, bem como seja abastecido com numerário suficiente para atender a demanda. Conforme o Vereador Valmor, não se justifica o fechamento do acesso ao caixa eletrônico nos domingos e feriados, pois é evidente o prejuízo ao povo Rioindiense, que não pode pagar suas contas ou realizar qualquer operação, inclusive ficando impedido de sacar dinheiro para eventuais emergências, o que prejudica o desenvolvimento de nossa cidade.

PROJETO DE LEI Nº020/2019: “Autoriza o Município de Rio dos Índios a realizar gastos de até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) com a realização das festividades em comemoração à semana Farroupilha”.

Salmo Dias de Oliveira- Prefeito Municipal

– Aprovado pela maioria

Indicações:

O Vereador Laurindo Bilini – PT, indica que o Poder Executivo, através da Secretaria de Agricultura, crie programa para a prestação de serviços de máquinas para agricultores do Município. Conforme ele, esses serviços devem ser prestados nos trabalhos de açudagem e limpezas de áreas de terras e deve ser utilizado um critério, como por exemplo, quem recebe bolsa família, para selecionar os que mais precisam.

O vereador Laurindo Bilini – PT, indica ainda a recuperação do ginásio Municipal de esportes Genuíno Barella. De acordo com ele, é de extrema necessidade a reforma do ginásio, pois existem crianças que necessitam praticar Educação Física, sem contar que os jovens precisam se deslocar a outros lugares para a pratica do Futsal.

O vereador Laurindo Bilini – PT, indica o cascalhamento ao redor do galpão, limpeza de um bebedouro e limpeza da estrada que dá acesso a lavoura, na propriedade de José de Castro, em Linha Fátima. “Esse é um pedido do referido morador que está passando por dificuldades devido à falta desses serviços”, revelou.

O vereador Laurindo Bilini – PT, indica que o Poder Executivo Municipal promova melhorias na estrada que dá acesso a lavoura de Tiago Camargo, em Linha Lemes. “Que o referido agricultor necessita da mencionada estrada para cultivar seus produtos”, relatou.

O Vereador Loivo Lorenzi – MDB, indica que seja criada uma Lei, estabelecendo como feriado municipal dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista. Expõe o vereador, que são duas classes que devem ser valorizadas, como nosso município é extremamente agrícola, devemos legalizar como feriado municipal esse dia tão especial.

O Vereador Loivo Lorenzi – MDB, indica que o Poder Público arborize ao redor do Capitel localizado na Linha Saltinho II. “O local está um tanto abandonado, sendo que o mesmo é muito rico em histórias e contos e tem valor simbólico e de fé muito grande para a população daquela região”, defendeu.

A Vereadora Eliane Civa – PP, indica que o Poder Executivo Municipal, repasse a patrola pequena, para a secretaria de agricultura. Eliane justifica que que tal medida é necessária para que assim sejam efetuados trabalhos de melhorias nos acessos as propriedades rurais.

MOÇÃO Nº09/2019: Moção de congratulações, pela passagem do dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista”.

Nesse dia que comemoramos o Dia do Colono e do Motorista, queremos parabenizar essas classes operárias que tanto labutam no dia-a-dia. O colono faz brotar da terra o sustendo de nossas gerações, enfrenta o sol, a chuva, o cansaço e a insegurança ao plantar, colher e vender seus produtos. O motorista que enfrenta perigos diários, mas que com muita responsabilidade desempenha essa importante função.

 

A próxima sessão ordinária será realizada dia 06 de agosto às 18 horas.

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.