Nonoai: Alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti preocupa população

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

O Rio Grande do Sul está em alerta, isso porque dos 497 municípios, pelo menos 85 cidades estão com alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, zika vírus e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

No município de Nonoai, segundo a bióloga Jussara Chente, o índice de infestação chegou a 16% dos imóveis vistoriados no último levantamento realizado em maio. “Estaremos realizando entre os dias cinco e nove de agosto o novo Levantamento de Índice Rápido – LIRA e esperamos que os focos com larvas do mosquito estejam reduzidos, se levarmos em consideração o trabalho que fizemos no período”, anunciou.

A bióloga revelou que o município está em alerta quanto aos focos de mosquito, porém, até o momento não foram encontrados nenhum mosquito infectado com o vírus.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção.

print