Nonoai: Agentes de endemias iniciam o levantamento do índice de infestação do mosquito da Dengue

As agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai deflagraram, na manhã desta segunda-feira, (dia 05/08), o Levantamento do Índice Rápido do Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e da chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

De acordo com a Bióloga da Secretaria de Saúde, Jussara Chente, 50% das residências do município serão visitadas pelas agentes de endemias. No caso de ser encontrada água parada com larvas, o material é coletado e encaminhado para análise do laboratório para identificar se a larva é do mosquito Aedes ou de outro tipo. “Este trabalho será realizado até sexta-feira, dia 9, e esperamos que até o início do mês de setembro já tenhamos o resultado”, projetou Jussara.

A Secretária de Saúde, Gercy Caresia Schio, comentou que em virtude do inverno, o índice de infestação seja menor do que o registrado no último Lira realizado em maio. Mas alerta, “a população tem que fazer a sua parte e manter os seus imóveis livre de água parada, porque logo chegaremos no inverno, época do ano em que a proliferação aumenta expressivamente em virtude dos dias de sol e chuva”, enfatizou a Secretária.

No município de Nonoai, o índice de infestação chegou a 16% dos imóveis vistoriados no último levantamento realizado em maio. Contudo, nenhum caso de dengue foi registrado até o momento no município.

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.