Rio dos Índios: Informativo da Câmara de Vereadores. Sessão realizada dia 03 de Agosto

Os Vereadores do Município de Rio dos Índios estiveram reunidos nesta terça-feira, (dia 03/09) para a primeira Sessão Ordinária da casa legislativa referente ao mês de setembro. Nesta sessão, foi empossado o vereador Jonas Machado em virtude do pedido de afastamento do Vereador Clodoaldo da Silva – PP para tratamento de saúde pelo período de 90 dias.

Acompanhe as matérias discutidas em plenário.

Requerimentos de Profundo Pesar pelo falecimento de SEBASTIÃO PINHEIRO, (ocorrido no dia 27 de agosto de 2019), pelo falecimento de ADIR PRESTES, (ocorrido no dia 30 de agosto de 2019) e pelo falecimento de MARIA GONSALVES, (ocorrido no dia 01 de setembro de 2019).

 

PROJETO DE LEI Nº024/2019: “Autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Sociedade Cultural e Beneficente Santa Rosa de Lima de Trindade do Sul e dá outras providências”.

Salmo Dias de Oliveira –Prefeito Municipal

 

PROJETO DE LEI Nº026/2019: “Autoriza o Município de Rio dos Índios a celebrar termo de fomento com a Casa de Assistência Social Amor e Caridade – Asilo da cidade de Nonoai-RS”.

Salmo Dias de Oliveira –Prefeito Municipal

 

 

Indicações:

O vereador Aldir Mulineth – PP, indica que o Poder Executivo promova melhorias no campo de futebol da escola Foty da área Indígena. Conforme ele, o campo se encontra com bastante desnível e muitas irregularidades, como buracos e morrinhos, provocados pela ação da chuva. Com isso, é necessário que a secretaria de esportes, juntamente com a secretaria de obras, tomem providências, pois é possível melhorar o campo com um pouco de trabalho e os serviços de uma moto niveladora. Os alunos praticam aulas de educação física no local.

O Vereador Aldir também indica que a Secretaria de Saúde forme grupos de doadores de sangue e ofereça viagens especificas para os doadores. Ele justifica que é importante que se tenha doadores de sangue e que no dia agendado a secretaria de saúde disponibilize um veículo exclusivamente para transportar esse grupo. Desta forma, o grupo não precisaria ficar esperando por longos períodos junto com outros pacientes encaminhados a Passo Fundo.

 

O Vereador Cleber Linhares – PDT indica que o Poder Executivo Municipal busque a perfuração de um Poço Artesiano e a implantação de rede de água potável, na Linha Agostini. De acordo com ele, a referida rede de água irá beneficiar muitas famílias na região e que esse é um pedido dos moradores que sofrem com a falta de água de qualidade para atender as suas necessidades.

O vereador Cleber indica ainda que a Secretaria de Obras realize trabalhos de melhorias ao redor da sala de ordenha e na estrada de acesso a lavoura de Manoel Czarnobay, em Linha Ferrão. O Vereador justifica que o referido agricultor produz grande quantidade de leite, e em épocas de chuvarada, ao redor da sala de ordenha se forma um verdadeiro lamaçal, dificultando muito os trabalhos, sendo que algumas cargas de cascalho resolveria o problema. “A estrada de acesso a lavora esta praticamente intrafegável e necessita urgentemente de reparos, para que assim o produtor possa realizar os trabalhos e escoar sua produção” revelou.

 

O vereador Valmor Rossetto – PP, indica que o Poder Executivo contrate mais um nutricionista para atender no Posto de Saúde. “As pessoas consultam, recebem o diagnóstico que precisam fazer regime e não contam com o acompanhamento de nutricionista para receitar a dieta”, defende o vereador Valmor.

O Vereador Valmor também indica a contratação de um(a) Fisioterapeuta para atender por mais 20 horas. “A demanda de fisioterapia no Município é grande, sendo necessária a ampliação da carga horária do profissional que já atende, ou contratação de mais um fisioterapeuta por mais 20 horas para atender nossa população”, defendeu.

 

O vereador Loivo Lorenzi – MDB, indica que a Secretaria de Obras realize melhorias nas estradas de Linha Bedin. “É necessária a urgente recuperação das referidas estradas, inclusive com cascalhamento nos trechos mais críticos” anunciou o vereador Loivo.

 

O Vereador Aldir Mulineth – PP indica que a Secretaria de Obras realize a recuperação da estrada de Rio dos Índios ao Saltinho II. “A referida estrada necessita ser recuperada, pois o fluxo de veículos é grande e o trecho encontra-se em estado difícil de trafegabilidade”, denuncia o vereador.

 

O vereador Mário de Araújo – PT, indica a recuperação da estrada de Rio dos Índios, passando por Linha Batinga, São Valentim até a divisa com Alpestre, e o trecho de Encruzilhada Bela Vista até o Lajeado Grande. “As referidas estradas necessitam serem recuperadas, pois o fluxo de veículo é grande e as mesmas encontra-se em estado difícil de trafegabilidade” relata Mário.

O Vereador Mário também indica a abertura de acesso de veículos e estacionamento próximo ao cemitério de Linha Batinga. “O cemitério não conta com acesso de veículos, sendo necessária a abertura de estrada e a criação de um estacionamento nas proximidades do local”, reivindicou Mário.

 

Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade. A próxima sessão ordinária será realizada às 18 horas do dia 17 de setembro.

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*