Nonoai: Guilherme Arus dá dicas de como comprar um celular usado e economizar

Cada vez mais os brasileiros estão querendo trocar de celular todo ano e isso gera uma ótima oportunidade para o mercado de usados. Especialmente se considerarmos que os preços dos celulares estão cada vez mais altos e, ao comprar um usado, é possível levar um aparelho de boa qualidade por um preço 30% a 40% menor do que seria pago em um novo. Mas, fique esperto para evitar o famoso “barato que sai caro”….

De acordo com o técnico Guilherme Arus da Center Cell, é preciso tomar alguns cuidados para evitar arrependimentos e não correr riscos. “É necessário primeiramente consultar o MEI; estado do aparelho – arranhões ou outras marcas de uso; ano de lançamento do telefone; memória disponível; tempo de uso do aparelho pelo usuário antigo; marca do smartphone – se é uma empresa confiável e reconhecida no mercado; Nota fiscal da venda – certifique-se que o vender emite o documento, pois isso garante que o aparelho não é roubado”, destaca. Além disso, vale checar ainda se a marca do aparelho oferece atualizações de sistema ou assistência técnica para o modelo que você está comprando. Empresas maiores, como Apple e Samsung, por exemplo, garantem updates para aparelhos até alguns anos depois do lançamento.

Estes métodos visam apenas refrescar a memória para lembrar que está comprando um celular usado em bom estado, para não se arrepender mais tarde.

Outra opção é o conserto do aparelho, ao invés da compra de um novo, por exemplo. Com garantia nas peças trocadas no celular pela assistência técnica, o cliente acaba satisfeito por restaurar o seu aparelho. Em Nonoai, a Center Cell registra 100% de retorno positivo de seus clientes, que se tornam fieis por sentirem-se seguros na qualidade do atendimento prestado. Seu celular caiu e quebrou a tela? Não dá pra adiar mais a troca da bateria? Fique tranquilo! Vá até a Center Cell localizada na Rua Dr. Pedro Roso, em frente ao ponto de Taxi na Praça Getúlio Vargas e faça um orçamento.

 

Outras dicas:

1. Verifique a entrada de chip e se possível coloque o seu chip para fazer um teste e ver se a rede funciona naquela slot de cartão SIM. Faça uma ligação teste se possível para alguém e veja se tudo funciona normalmente.

 

2. Verifique a entrada de cartão de memória. Coloque seu cartão SD no celular para ver se a entrada esta funcionando normalmente. Tente executar alguma musica do seu cartão de memória ou ver uma foto para ver se tudo funciona bem.

 

3. Verifique a câmera do celular. Olhe bem para câmera e veja se não tem arranhões. Acesse o aplicativo da câmera e veja se a imagem não está embaçada e tire uma foto para ver se o flash está funcionando, e o aparelho esta salvando a foto. Não esqueça de fazer os mesmos testes com a câmera frontal.

 

4. Verifique a bateria. Esse é um dos itens mais difíceis de testar quando vamos adquirir um celular usado, pois a bateria como sabemos precisa de tempo para fazer um teste. Mas você pode verificar se a bateria está inchada, ou se ao mexer bruscamente o aparelho ela balança e o aparelho desliga ou reinicia. Também caso consiga negociar com a pessoa que vai vender o celular, pode pedir um prazo para testar a bateria.

 

5. Verifique todo o touch screen

Se já verificou quase tudo outro item que muitas vezes pode não estar bom no celular usado é o touch screen (tela de toque). Tome cuidado minucioso com este item, e procure tocar em cada parte da tela para ver se existe algum ponto falhando. Veja se a barra de notificações esta descendo normalmente, e toque em pontos estratégicos para testar o touch.

print