A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai está convocando a população para participar da campanha de vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa da campanha iniciou dia sete e se estende até o dia 25 deste mês, sendo que o Dia ‘D’ será realizada em 19 de outubro.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Nonoai, Gercy Caresia Schioo, neste sábado – DIA D – a unidade de saúde central e do bairro Operário estarão abertos desde às 7h30min até às 17 horas, ininterruptamente para atender todas as crianças que ainda não receberam a vacina.
O primeiro alvo da Campanha Nacional contra o Sarampo será crianças de seis meses a cinco anos incompletos. O grupo é considerado o mais suscetível para complicações do sarampo. Dos quatro óbitos registrados este ano, três foram em crianças menores de 1 ano. Nessa faixa etária, 1,8 milhão estão desprotegidas.
Em novembro, será a vez de atualizar a carteira de vacinação dos jovens entre 20 a 29 anos. Isso porque o Brasil voltou a registrar casos da doença e perdeu o Certificado de Eliminação do Sarampo, concedido ao país em 2016 pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais quatro casos de sarampo no Rio Grande do Sul. Com isso, o Estado chega a 13 pacientes diagnosticados com a doença neste ano.
Para garantir doses suficientes, o Ministério da Saúde anunciou a compra extra de 47 milhões de unidades da tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Com isso, 60 milhões de doses serão distribuídas pelo governo federal neste ano. Para 2020, a previsão é enviar aos estados e municípios mais 65 milhões de vacinas deste tipo.