Nonoai: Exames de mamografias estão sendo encaminhados para Erechim, anuncia Secretária

A Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai está encaminhando as pacientes que precisam realizar exames de mamografia ao Hospital Santa Terezinha de Erechim. A informação foi repassada na manhã desta sexta-feira, (dia 07/02) pela Secretária Municipal de Saúde, Gercy Caresia Schio.

De acordo com a Secretária, o encerramento das atividades da Clínica de Imagem Nonoai – CIN, em Dezembro do ano passado, forçou que o município buscasse outros caminhos para a realização dos exames. “Como a nossa Coordenadoria de Saúde é de Erechim, fomos orientados a encaminhar os exames para aquele município”, relatou a Secretária. Ela mais uma vez fez um apelo para que as mulheres que agendarem os exames compareçam na data e horário marcado. “A prefeitura disponibiliza o transporte e os exames gratuitamente, mas mesmo assim, muitas vezes as pacientes não comparecem na data marcada. Esta atitude prejudica todo o sistema, e inclusive, tira a vaga de outra pessoa que também precisa do exame”, enfatizou.

Os pacientes devem ainda retirar o resultado dos exames após serem disponibilizados ao Posto de Saúde.

A Secretária de Saúde comentou ainda que a partir da próxima segunda-feira, dia 10, estará iniciando a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A campanha encerra dia 13 de março e o Dia “D” da campanha ocorrerá dia 15 de fevereiro. Devem receber a vacina crianças e adolescentes com idades entre cinco e 19 anos de idade. “Esta campanha será realizada apenas no Posto de Saúde Central e busca, principalmente, atualizar as carteirinhas de vacinação”, finalizou.

print