IBGE dá início à pesquisa sobre a Covid-19 com entrevistas por telefone da PNAD

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou, nesta segunda-feira (4), a realizar a coleta de informações para a versão especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) com foco na pandemia do novo coronavírus.

Batizada de Pnad Covid, a pesquisa vai investigar a ocorrência da Covid-19 entre os brasileiros e os reflexos da doença no mercado de trabalho.

Segundo o IBGE, o levantamento será feito, exclusivamente por telefone, junto a 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios do país.

A amostra da pesquisa foi retirada da base de 211 mil domicílios que participaram da PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2019, sendo selecionados aqueles com número de telefone cadastrado.

De acordo com o IBGE, as entrevistas duram, em média, 10 minutos. Quem receber a ligação pode confirmar a identidade do entrevistador por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181 – basta informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Um dos principais objetivos da Pnad Covid é identificar a quantidade de brasileiros que apresentaram sintomas relacionados à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, e que são comuns a outras síndromes respiratórias, como a gripe, por exemplo.

Segundo o IBGE, os primeiros resultados da Pnad Covid deverão ser divulgados ainda em maio. O objetivo é fazer divulgações semanais, sem às sextas-feiras.

“Essa pesquisa nasce da necessidade de se obter informações mais rápidas sobre o impacto da pandemia no mercado de trabalho e, também, para nutrir o Ministério da Saúde com as informações sobre a ocorrência de sintomas de síndrome respiratória entre a população”, destacou a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

A pesquisadora ressaltou que nas divulgações semanais serão apresentados os dados gerais para Brasil e grandes regiões. As informações para cada Estado da federação serão consolidadas nas divulgações mensais.

A princípio, segundo Maria Lúcia Vieira, a Pnad Covid será realizada nos meses de maio, junho e julho com os mesmos 193,6 mil domicílios.

print