Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

Rio Grande do Sul é o estado que mais pesquisa sobre como justificar voto on-line

O Rio Grande do Sul é o estado de onde vem a maioria das buscas sobre como justificar on-line a ausência nas eleições municipais. De acordo com relatório do Google Trends, ferramenta que mostra os principais assuntos do momento ou de determinados períodos, o termo “como justificar o voto pela internet” subiu 1.640% e foi a terceira pergunta mais buscada entre quinta e sexta-feira em todo o Brasil. As pesquisas apenas por “como justificar voto” também tiveram grande interesse vindo do território gaúcho, ficando atrás somente de Santa Catarina.

A justificativa poderá ser feita pelo e-Título, aplicativo para smartphones. Por meio dele será possível, entre outras funcionalidades, que os cidadãos justifiquem que não votaram até 60 dias depois do primeiro ou do segundo, marcados, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro.

O Estado aparece entre as sub-regiões brasileiras de maior interesse em outras duas das principais pesquisas dos internautas relacionadas à eleição, todas relacionadas ao dispositivo utilizado para a votação no país. É o quarto colocado nas buscas pelos termos “como votar na urna eletrônica” e “simulador urna eletrônica”, e quinto quando a pergunta é “como usar a urna eletrônica”, marcando, respectivamente, 82, 54 e 23 pontos. Os números são a métrica utilizada para mostrar o interesse em determinado assunto, sendo 100 o valor máximo.

Sobre as urnas eletrônicas e a segurança das mesmas, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Daniel Wobeto, explica que o equipamento é o principal alvo de campanhas de desinformação. Mas, assegura a segurança da urna. “Se o sistema eleitoral brasileiro tem um problema é com a complexidade da compreensão da sua segurança. Esse talvez seja o grande calcanhar de aquiles. Embora extremamente robusto e baseado numa lógica de segurança que traz muito conforto à Justiça Eleitoral, é complexo de explicar porque sai das questões manuais”, enfatizou.

Onde votar?

Na pergunta mais buscada em todo o Brasil – “onde votar” – o RS aparece apenas em 14º lugar, com 34 pontos. Os estados com maior interesse nesta questão são Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul e Alagoas. A consulta pode ser feita no site do TSE, informando o seu nome completo, ou número do título ou ainda do CPF, além de data de nascimento e nome completo da mãe. Para mais detalhes de como acessar as informações, é só conferir o link.

O mesmo ocorre com o termo “quem não fez biometria pode votar”, que foi o que mais cresceu no país nas 24h entre quinta e sexta, aumentando em 2760%. Nesse caso, as pesquisas feitas em solo gaúcho marcaram 17 pontos, ficando novamente na 14ª posição. Importante salientar que a biometria não será exigida neste ano em função dos cuidados sanitários.

Juntamente com Santa Catarina, o Rio Grande do Sul é o estado que mais busca pelos termos “covid votar”. A frase “justificar voto covid” cresceu 850% em uma semana, tendo o RS como a quarta sub-região mais interessada no termo. Dúvidas com relação ao e-título, aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral para auxiliar eleitores, também foram bastante pesquisadas nos últimos sete dias. Neste período, Porto Alegre foi a terceira capital que mais concentrou pesquisas sobre a ferramenta.

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.