Usina hidrelétrica Foz do Chapecó realiza testes no novo sistema de alerta da barragem.

A usina hidrelétrica Foz do Chapecó realiza, na terça-feira (24), testes para o novo sistema de alerta de barragem. A Foz de Chapecó informou que o equipamento é uma exigência da lei 12.334, da Política Nacional de Segurança de Barragem, para empreendimentos de todo o Brasil que tenham população próxima ao barramento. O objetivo dos testes é medir o alcance do som.
Conforme a assessoria de imprensa da barragem, o sistema de alerta possui sete sirenes, que estão instaladas nos 10 quilômetros abaixo da barragem, nos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos, em Santa Catarina, e em Alpestre, no Rio Grande do Sul. O equipamento é chamado de Zona de Autossalvamento (ZAS).
Diferente do sistema de alerta de vertimento, que é acionado toda vez que a usina vai liberar água, esse novo sistema será usado exclusivamente em caso de rompimento.
“Somos uma das barragens mais seguras do Brasil e garantimos isso por meio de monitoramento constante e equipamentos modernos. Como temos o compromisso de atuar cumprindo à risca a legislação, alcançamos mais essa etapa da lei de Segurança de Barragem”, explica o diretor Otávio Luiz Rennó Grilo.
A Foz de Chapecó divulgou que está aberta para responder dúvidas sobre o sistema, testes, ou sobre segurança da barragem. Os contatos disponíveis são: o telefone ou WhatsApp (48) 99126.1355; o site da empresa – www.fozdochapeco.com.br , no item Fale Conosco ou com a Defesa Civil de Águas de Chapecó, São Carlos e Alpestre (RS).
A Usina
A Foz do Chapecó Energia está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre e Águas de Chapecó. Possui uma potência instalada de 855 MW, equivalente a 25% do consumo de energia do Estado de Santa Catarina ou 18% do consumo do Rio Grande do Sul – suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares. Possui quatro unidades geradoras e sua barragem tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura. O reservatório possui 131 km de extensão.
Ao todo, a Foz do Chapecó abrange 14 municípios. Em Santa Catarina, a usina engloba Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó, Paial e Itá. Já no Rio Grande do Sul, os municípios são: Alpestre, Rio dos Índios, Nonoai, Faxinalzinho, Erval Grande e Itatiba do Sul.
Foto: Divulgação/Foz de Chapecó
print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.