Leite anuncia o pagamento integral do salário dos servidores no próximo dia 30

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou no começo da tarde desta sexta-feira que a administração pagará em dia o salário de novembro de todos os servidores a partir da próxima segunda-feira, 30, após 57 meses de vencimentos parcelados. Leite, no entanto, não garantiu a mesma medida para os meses seguintes. A avaliação sobre o pagamento será feita mês a mês.

Durante a live, Leite destacou que a notícia é importante e positiva. “O atraso sistemático era símbolo do desajuste das contas do Rio Grande do Sul. Fizemos um grande esforço, com medidas antipáticas, reformas profundas, contingenciamos o custeio do Estado. Estamos viabilizando esta notícia”, disse. “Não há aqui a garantia de que não haverá novos atrasos em função de um quadro econômico incerto, mas é um ato importante, fruto do esforço de um ano e dez meses de gestão”, acrescentou.

Leite alertou que o Estado ainda vive um clima nebuloso em relação a 2021. “Justamente por conta da pandemia e do impacto que ela causa na economia. Temos a incerteza sobre a arrecadação do governo do próximo ano, uma vez que as alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), majoradas em 2015, expiram no final de 2020. A Assembleia Legislativa deverá tomar a decisão sobre a reforma tributária que afeta a nossa capacidade de cumprir os nossos compromissos”, argumentou.

O secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Cardoso, participou também do anúncio e salientou que o governo não comprometeu nenhum outro pagamento para garantir os salários em dia dos servidores do Executivo. “É um resultado muito marcante. Mostra como o caminho de ajuste fiscal é amplo e envolve medidas de várias dimensões. Avançamos muito e é bom destacar que esta marca não está sendo alcançada às custas de outros atrasos, de deixar fornecedores acumulando passivos ou com soluções extraordinárias, mas que são precárias”, acrescentou.

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.