Nonoai: Polo base da Secretaria Especial da Saúde Indígena- SESAI é inaugurado

Na manhã desta quarta-feira (16), foi inaugurado em Nonoai o Polo Base da Secretaria Especial da Saúde Indígena– SESAI, que através do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul é ligado ao Ministério da Saúde.

O evento contou com a presença de lideranças indígenas da Região, autoridades do município e representantes da SESAI, entre eles o Secretário da SESAI/Ministério da Saúde Robson Santos da Silva e Alexandre Rossettini coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena-DSEI Interior Sul.

O Polo Base de Nonoai atenderá em torno de 6 mil indígenas pertencentes a 10 municípios da região. Terá atendimento voltado as áreas da saúde e saneamento básico, com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde, de forma a contribuir cada vez mais com a melhoria da qualidade de vida dentro das comunidades indígenas.

O Polo Base terá como chefe a Fisioterapeuta Marciana Nascimento, que também é Kaingang da Terra Indígena Nonoai. Marciana afirma que todo o trabalho se dará em conjunto com a equipe técnica do polo base, equipes multidisciplinares de saúde Indígena- EMSI, Lideranças e controle social, buscando parcerias com municípios, com o objetivo de fortalecer ações e ofertar serviços de saúde com qualidade e eficiência, caracterizando desta forma a atenção integral e uma saúde indígena de fato diferenciada.

Marciana relata que foram anos de luta das lideranças e das comunidades indígenas pela vinda do polo para um município mais próximo, e garante que o polo base estará atuando em prol das comunidades, da saúde, do saneamento básico e de um atendimento com ética, humanização e respeito a todos os indígenas que serão atendidos pelo novo Polo.

Para a responsável técnica Veronica Cordeiro, o Polo vem para fortalecer o elo entre as EMSI, comunidades indígenas e municípios, aproximando e fortalecendo vínculos em prol da saúde indígena, o que favorecerá a superação da diversidade social, geográfica, cultural e Histórica. Além disso, suprirá as demandas de saúde, saneamento básico e logística.

O Cacique da TI Nonoai, José Oreste do Nascimento, junto com várias outras lideranças indígenas da região também esteve participando do evento. Para ele este é um momento de avanço na saúde das comunidades indígenas da Região, e que sem dúvida todas as comunidades que fazem parte deste Polo só têm a ganhar, já que serviços essenciais que antes dependiam do deslocamento tanto das equipes de saúde, quanto das comunidades para Passo fundo, agora devido a proximidade serão facilitados, o que vai melhorar o trabalho e consequentemente a Saúde da população Indígena, sendo assim de suma importância.

A gestão do polo junto com a coordenação técnica, estarão dialogando com lideranças e as comunidades indígenas para juntos buscarem ainda mais avanços na saúde indígena.

 

print

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.