RS recebe maior lote de vacinas contra a Covid-19

O maior lote de vacinas contra a Covid-19 já entregue ao Rio Grande do Sul, composto por 645.150 doses da Covishield (Oxford/AstraZenec) e Coronavac (Sinovac), chegou no Estado nesta manhã. O avião com o carregamento aterrissou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 6h22min, e um caminhão com sistema de refrigeração recebeu as ampolas e as transportou à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na zona leste da Capital. A segurança do processo foi feita pela Polícia Federal (PF).

A remessa sera usada na expansão do grupo de idosos, além de cerca de 29 mil trabalhadores da área de segurança e salvamento, inseridos na última quarta-feira entre os prioritários. Parcela da quantia também será reservada à segunda dose. Ao todo, a carga é composta por 600.400 doses da Coronavac, entregues ao governo federal pelo Instituto Butantan, de São Paulo, e 44.750 produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O Rio Grande do Sul já recebeu 2.216.450 doses de vacina anticovid pelo Ministério da Saúde. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 1.481.187 pessoas já receberam ao menos uma dose – desses, 305.626 já completaram o esquema com a segunda aplicação. A SES afirma que durante esta sexta-feira fará a distribuição aos municípios. por via aérea – helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil – e terrestre.

print