Nonoai: Policiais Militares do 3° Batalhão da Brigada Militar atendem ocorrência de maus tratos a animal

Nesta sexta-feira 09, uma guarnição da PATRAM de Nonoai, deslocou-se até a Rua Júlio Golin, bairro João Sperry, em um terreno baldio, para averiguar uma denúncia de que havia uma égua abandonada em situação de maus tratos.

No local, foi constatado que a fêmea equina estava amarrada, sem abrigo, sem comida ou água e, com claros sinais de maus tratos, inclusive constatou-se que havia em uma de suas patas, uma ferida de grandes proporções, a qual já estava em avançado estágio de infecção e, outra pata, com visíveis sinais de estar quebrada. Foi realizado contato com os médicos veterinários Dr. Rafael Poglia, para que fosse feito atendimento ao animal, onde através de exame clínico atestaram a condição de maus tratos, com o seguinte diagnóstico: fratura membro anterior esquerdo na região do joelho, míase (bicheira) no membro posterior esquerdo (região do boleto) e alto grau de caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo), estando, portanto em estado de saúde crítico, além de configurar problema de saúde púbica para a população.

A guarnição realizou diligências no intuito de localizar o responsável do equino, no entanto, não foi logrado êxito, porém fora localizada uma testemunha contundente, a qual relatou sem equívoco, quem havia abandonado o animal, a cerca de um mês, já naquele estado de maus tratos, o referido suspeito não foi localizado. Foi deslocado juntamente com a testemunha, até a DP de Nonoai para registro dos fatos. Frente a tais circunstancias em que o equino se encontrava, foi indicada por ambos os médicos veterinários a eutanásia, a qual foi realizada através de método químico pelo Dr. Rafael Poglia, o qual realizou tal procedimento de maneira voluntária. O aterramento do animal foi feito em local adequado, de acordo com exigências legais, preconizada pelo Meio Ambiente e autorização do órgão municipal responsável, contando com o auxílio de uma retroescavadeira da Prefeitura Municipal.

print