No dia 16 de maio a PCH RIO DOS ÍNDIOS completou 8 anos de operação, gerando energia elétrica de forma sustentável e integrada ao meio ambiente. A usina de propriedade da Casa de Pedra Energia, implantada entre os municípios de Nonoai e Rio dos Índios gera energia renovável através da força das águas do rio dos Índios a partir de uma queda de 252 metros, proporcionando uma potência instalada de 8 MW.
A PCH Rio dos Índios ao longo destes anos tem desenvolvido Programas Ambientais articulados junto ao órgão licenciador estadual – FEPAM – como forma de integrar a usina na região em que está instalada. Entre os Programas desenvolvidos podemos citar: Educação Ambiental, Comunicação Social, Manutenção e Recomposição da Área de Preservação Permanente (APP), Monitoramento de Processos Erosivos, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes, Monitoramento das Águas Superficiais e Monitoramento da Fauna Íctica.
Assim, a usina congrega um conjunto de ações, que contam com ativa parceria da Patram de Nonoai, buscando cada vez mais sua interação com a comunidade regional, com objetivo de orientar e evitar situações críticas como é o caso da pesca irregular no lago da usina. Por outro lado, as ações de Educação Ambiental e Comunicação Social tem também potencializado as condições de agregar conhecimento à população de Nonoai e Rio dos Índios, com o objetivo de evoluir o entendimento da relação homem e natureza.