Nonoai: Equipes da saúde promovem arrastão de combate à Dengue no centro da cidade

Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
As equipes de Epidemiologia, Agentes de Saúde e biólogas da Secretaria Municipal de Saúde de Nonoai, com apoio da Secretaria de Urbanismo, Educação e Agricultura, estão empenhados em combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e da febre amarela.
Com este foco, os servidores realizaram nesta quarta-feira (dia 02/06), o último arrastão de limpeza pelos bairros. “Iniciamos um cronograma no mês de abril e semanalmente trabalhamos nos bairros da cidade coletando todo tipo de materiais que pudessem acumular água parada com o objetivo de fazer o controle da proliferação do mosquito”, relatou a coordenadora do grupo, Naiara Lemes da Rosa. Além deste trabalho, a equipe de epidemiologia também realizou o fumacê no entorno de algumas residências. Durante as ações, foram recolhidos apenas os descartes que acumulam água e que servem como criadouro do mosquito, como por exemplo, pneus, vasos de plantas, vasos e pias de banheiro, piscinas plásticas, garrafas pet, plásticos e latas.
O Aedes aegypti é um mosquito capaz de transmitir inúmeras doenças, entre elas se destacam a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya. As quatro são doenças distintas, ainda que em algumas delas os sintomas possam ser semelhantes, pelo menos no início. A doença que se desenvolve depende do vírus que o mosquito carrega. Evidentemente, nem todos os mosquitos dessa espécie estão infectados.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
print