As melhores cidades do mundo para se viver em 2021

Auckland, na Nova Zelândia, primeira colocada no ranking das melhores cidades para se viver em 2021, de acordo com o Índice de Habitação Global da The Economist Intelligence Unit (Foto: Getty Images)


Após mais de um ano de pandemia, crises na área da saúde, fechamentos de comércio e bloqueios de fronteiras continuam afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Mas alguns destinos se saíram muito melhor do que outros no gerenciamento do vírus, o que significa que quem vive nesses locais, hoje, é capaz visualizar a vida voltando ao normal.

Nova Zelândia, por exemplo, foi muito elogiada pela maneira como administrou a crise, então talvez não seja nenhuma surpresa que tenha sido eleita um dos melhores destinos do mundo para se morar em 2021. Auckland ficou em primeiro lugar no Índice de Habitação Global da The Economist Intelligence Unit de um total de 140 cidades ao redor do mundo, graças ao seu sucesso em conter a pandemia rapidamente, permitindo que as restrições fossem suspensas logo no início. A lista anual não foi adiante em 2020, mas Viena, na Áustria, foi a número um em 2018 e 2019, e saiu completamente do top 10 depois de ser fortemente afetada pela Covid-19, e agora está em 12º lugar.

Troca de posições

A capital da Nova Zelândia, Wellington, ficou em quarto lugar na lista deste ano, empatando com Tóquio, no Japão, e quatro cidades da Austrália, onde rigorosos controles de fronteira foram implementados durante a crise. Adelaide, Perth e Brisbane ficaram em terceiro, sexto e décimo lugar, respectivamente, enquanto Melbourne empatou com Genebra, na Suíça, em oitavo lugar.
“As cidades que subiram para o topo do ranking este ano são em grande parte aquelas que tomaram medidas rigorosas para conter a pandemia”, disse Upasana Dutt, da The Economist Intelligence Unit, em um comunicado. “O rigoroso bloqueio da Nova Zelândia permitiu que sua sociedade reabrisse e permitiu que os cidadãos de cidades como Auckland e Wellington desfrutassem de um estilo de vida que parecia semelhante à vida pré-pandêmica.”

Enquanto isso, Tóquio não era a única cidade japonesa perto do topo da lista. Osaka, que ocupava o quarto lugar em 2019, subiu para o segundo lugar. Embora as cidades da Ásia pareçam ter se destacado, o Canadá, que tinha três cidades, Calgary, Vancouver e Toronto perto do topo há dois anos, saiu totalmente do top 10. No número 16, Vancouver é a cidade canadense melhor posicionada da lista.

Sem surpresa, a pontuação média global de habitabilidade geral caiu sete pontos quando comparada com os números anteriores à pandemia. O índice leva em consideração mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos que abrangem cinco grandes categorias: estabilidade (25%), saúde (20%), cultura e meio ambiente (25%), educação (10%) e infraestrutura (20%).

Embora as categorias não tenham sido alteradas este ano, uma série de indicadores foram levados em consideração, como estresse em recursos de saúde e restrições a eventos esportivos locais, no cálculo de pontuações para as categorias de saúde, cultura e meio ambiente e educação.

No entanto, a maneira como cada cidade lidou com a pandemia, a rapidez com que as vacinas foram lançadas e o nível de restrições de fronteira implementadas levaram a grandes mudanças na classificação.

Impacto na saúde

“A Covid-19 teve um grande impacto na habitabilidade global”, acrescenta Dutt. “Cidades em todo o mundo estão agora muito menos habitáveis do que antes do início da pandemia, e vimos que regiões como a Europa foram atingidas de forma particularmente dura.” A Alemanha, por exemplo, registrou as maiores quedas no ranking, com destaque para a cidade de Hamburgo, que caiu da 34ª posição para a 47ª na lista.

Mas, apesar de algumas restrições sociais ainda estarem em vigor na Suíça, o país da Europa Central viu duas cidades subirem, como Zurique e Genebra subindo do 11º e 14º para o sétimo e oitavo lugar. As pontuações gerais de saúde também caíram devido à pandemia, com Praga, na República Tcheca, Atenas, na Grécia, e Jacarta, na Indonésia, onde o número de casos estava aumentando no momento em que a pesquisa foi conduzida, com pontuação significativamente menor do que nos anos anteriores.

Em comparação, as cidades espanholas de Barcelona e Madrid tiveram um bom desempenho na categoria de saúde, ganhando quase 25 pontos devido aos seus sistemas de saúde sofrerem menos pressão em comparação com a onda inicial de Covid-19 em 2020.

A capital do Havaí, Honolulu, também aumentou sua pontuação de saúde, com um aumento de 33 pontos como resultado da redução do número de casos da Covid e boas taxas de vacinação. Na verdade, Honolulu foi um dos maiores impulsionadores na lista de 2021, subindo 46 posições para o número 14. Houston saltou 25 posições para o número 31, aumento provavelmente relacionado ao Texas estar entre os primeiros estados dos EUA a suspender as restrições aos espaços públicos.

 

O final do ranking

Mas, embora tenha havido muitas diferenças significativas em relação ao topo, muito pouco mudou no final da lista. Damasco ficou, mais uma vez, em último lugar devido aos efeitos da guerra civil na Síria, e é seguido por Lagos, na Nigéria, Port Moresby, em Papua Nova Guiné, e Dhaka, em Bangladesh, que estavam todos em locais semelhantes ou idênticos em 2019.

Essas cidades tiveram um desempenho ruim de forma consistente ao longo dos anos devido à instabilidade causada por distúrbios civis e conflitos militares em andamento, entre outros problemas. De acordo com o relatório, as condições aqui se deterioraram ainda mais nos últimos 12 meses, especialmente no que diz respeito à saúde, devido à Covid-19.

Embora as implementações de vacinação bem-sucedidas e a redução das restrições em vários países tenham gerado esperanças, a pandemia continua crescendo, com a Índia atualmente em meio a um surto mortal.
“As condições nas cidades mais pobres devem se deteriorar ainda mais, caso não recebam as vacinas de que precisam para evitar a disseminação de novas variantes da Covid-19”, diz o relatório. “Os fracos sistemas de saúde podem ficar sob maior pressão, como aconteceu na Índia.”

Isso significa que, provavelmente, veremos mudanças mais significativas na lista de 2022, com alguns dos destinos que caíram possivelmente recuperando suas posições anteriores. “O ritmo de recuperação da qualidade de vida na maioria das regiões será determinado pela eficácia com que os riscos à saúde, causados pela pandemia, serão controlados, seja por meio de uma combinação de vacinação, teste, rastreamento e medidas de quarentena”, continua o relatório. “Exceto grandes contratempos, como o surgimento de variantes resistentes à vacina, as pontuações para cultura e meio ambiente devem melhorar.”

As melhores cidades do mundo para se viver em 2021
1. Auckland, Nova Zelândia
2. Osaka, Japão
3. Adelaide, Austrália
4. Wellington, Nova Zelândia
4. Tóquio, Japão
6. Perth, Austrália
7. Zurique, Suíça
8. Genebra, Suíça
8. Melbourne, Austrália
10. Brisbane, Austrália

As cidades menos habitáveis do mundo 2021
1. Damasco, Síria
2. Lagos, Nigéria
3. Port Moresby, Papua Nova Guiné
4. Dhaka, Bangladesh
5. Argel, Argélia
6. Tripoli, Líbia
7. Karachi, Paquistão
8. Harare, Zimbábue
9. Douala, Camarões
10. Caracas, Venezuela

print